McDonald’s foi condenado

A rede de fast foods McDonald’s foi condenada em São Paulo por publicidade velada dentro das escolas. Essa decisão reforça o entendimento dos especialistas e da Justiça de que é preciso proteger as crianças e também o espaço escolar. O colégio é o local onde as crianças passam a maior parte do dia, e muitas atividades educativas e lúdicas acontecem nesse ambiente.

Desse modo, a atração “Show do Ronald McDonald”, um teatro que a empresa levava a escolas de todo o Brasil com o pretexto de falar sobre meio ambiente, ciência, cultura e prática de exercícios, está proibida de acontecer pelo menos nas escolas de São Paulo depois que a Defensoria Pública do estado ajuizou uma ação, e esta foi aceita pela Justiça.

A decisão foi comemorada por parte dos conselhos federais e regionais de nutricionistas e outros especialistas na área de saúde pública. Afinal, a associação do palhaço do McDonald’s com a alimentação infantil traz muitos riscos associados à saúde, tais como obesidade, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

O ambiente escolar é extremamente vulnerável a práticas semelhantes às empregadas pelo McDonald’s e, com esta sentença, a Justiça reafirma a necessidade de a fiscalização para proteger as crianças. Mais do que isso, ela abre precedente para que outras ações tenham o mesmo desfecho. Pais, mães e educadores têm um papel importante nessa fiscalização.

Vamos exercer nosso dever e garantir a saúde das nossas crianças!

Deixe um comentário