Maracujá é tema de encontro da Emater-DF

A Emater-DF promoverá amanhã (26) o Encontro de Produtores de Maracujá, com o objetivo de profissionalizar o plantio nas regiões do Pipiripau e Taquara, ambas em Planaltina – onde a produtividade da fruta é quatro vezes maior que a média nacional.

“O uso de tecnologias, como polinização manual, espaçamento adensado, variedades adequadas à região e o cultivo em estufas (único no Brasil) são instrumentos que utilizamos para viabilizar essas melhorias”, explicou o extensionista da Emater-DF, Geraldo Gontijo, sobre a produtividade da região.

Ainda de acordo com a Emater, no Brasil, a produção de maracujá é de 11 toneladas por hectare, enquanto em Pipiripau chega a uma média de 40 toneladas por hectare.

Durante a 5ª edição do encontro, a organização pretende reunir no Pipiripau, para participação da programação -elaborada de acordo com a demanda dos produtores locais- mais de 300 produtores de maracujá e pessoas que desejam iniciar na atividade.

Os temas das palestras deste ano incluem pesquisa de mercado e avaliação econômica do maracujá no Distrito Federal, aproveitamento integral da fruta e como ganhar dinheiro com esse cultivo.

O encontro contará também com a entrega do prêmio de Boas Práticas Agropecuárias, que avaliou 10 propriedades locais em 63 itens diferentes.

DADOS – Somente o Distrito Federal possui 180 hectares de área plantada da fruto, e, destes, 36% pertencem às regiões do Pipiripau e Taquara: são 40 produtores que cultivam maracujá e geram renda anual de até R$80 mil por hectare.

Fonte:

Deixe um comentário