“Mais Médicos” integram equipes do GDF

O atendimento das equipes de estratégia de “Saúde da Família” será reforçado com a atuação de 10 médicos, do “Programa Mais Médicos”, que se apresentaram na terça-feira (1º) e começarão a trabalhar na próxima segunda-feira (7).

“Nosso intuito é fortalecer as Unidades Básicas de Saúde, proporcionando atendimento à população, com a presença desses profissionais”, observou a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo.

Segundo ela, os 10 médicos recebidos hoje pelo programa do governo federal fazem parte de um grupo de 14 selecionados para trabalharem em Santa Maria e Riacho Fundo. Quatro profissionais ainda não se apresentaram.

Somados aos sete profissionais da primeira fase, designados no mês passado para atuar no Gama, Ceilândia, Recanto das Emas, Brazlândia e Samambaia, o DF já totaliza 17 médicos recebidos pelo programa.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os médicos novatos passarão por três dias de acolhimento para receber informações sobre o organograma, funcionamento da pasta e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.

Eles também serão orientados sobre a linha de cuidados dos ciclos de vida – criança, mulher, adulto, adolescente e idoso -, e também sobre hipertensão, diabetes e asma.

A subsecretária destacou ainda que o serviço das equipes de estratégia de “Saúde da Família” mudará, gradativamente, a visão de que os serviços de saúde são realizados apenas no ambiente hospitalar, já que os pacientes poderão ser atendidos pelos profissionais de saúde nas unidades próximas à sua residência.

PROGRAMA – Lançado em julho deste ano, o programa “Mais Médicos” levará profissionais para 516 municípios em todo o país.

Os médicos do programa atuarão, por três anos, nas unidades básicas de saúde, recebendo bolsa mensal de R$ 10 mil, custeada pelo Ministério da Saúde.

Fonte:

Deixe um comentário