Juntos por Taguatinga

No final do ano passado, moradores e empresários criaram um grupo de WhatsApp para denunciar irregularidades e cobrar dos órgãos públicos, especialmente a administração regional, melhorias para a cidade. Batizado de “Juntos por Taguatinga”, o grupo encaminha suas demandas por meio de ofícios e cobra respostas. Até agora, foram protocoladas 38 demandas, que vão desde a solicitação para retomada das obras do viaduto central, passando pela retirada de lixo de feiras até a reforma de praças.

José Luiz Ravena

Um dos administradores do grupo, que reúne mais de 120 pessoas, o policial civil aposentado José Luiz Ravena explica como funciona o trabalho. “O morador, empresário ou qualquer pessoa interessada faz a denuncia, sugestão, solicitação para os númerso (61) 98415-5244 ou 99859-2681, enviando fotos, vídeo ou áudio. Nós apuráramos e encaminhamos aos órgãos competentes”.

A maior parte das demandas é enviada à administração regional. Mas já apareceram casos em que foram acionados o Ministério Público, a Novacap, a Defesa Civil ou as Policias Civil e Militar.  Geralmente, a denúncia torna-se um vídeo que é compartilhado nas redes sociais. Entre eles, um pedido de combate à volta de ambulantes na quadra C-1; retirada de lixo do Taguaparque e da feira da Praça do Bicalho, e a instalação de lixeiras e melhoria de banheiros públicos.

Lixo Qne28

“Nosso interesse é melhorar a vida da comunidade. Porém, muitas vezes, esbarramos no excesso de burocracia dos órgãos públicos. Para se ter uma ideia, das 38 solicitações enviadas, apenas 7 foram atendidas, 6 foram parcialmente respondidas (mas sem solução), e as demais 25 não foram respondidas”, contabiliza Ravena.

Além das reivindicações citadas, o Juntos por Taguatinga encaminhou as seguintes demandas para os órgãos públicos: Reforma geral da Praça do D.I;  combate à instalação de postos de gasolina próximo a áreas residenciais (Praça do DI) e QND (em frente à Escola Classe 15); construção de calçadas próximo a C.E.D 6 da QNL; instalação de bueiros inteligentes; tapa-buracos na QNA e QNB; retirada de lixo das QNA 19  e 21; combate à invasão de área pública  QNL 11; construção da nova rodoviária de Taguatinga; reforma de pontos comunitários; reforma do parquinho da Praça do DI; manutenção da rede elétrica da QNE 1 e QNL;  limpeza das praças da QND 8; construção de estacionamento no Centro de Ensino 12; manutenção da calçada, poda e capina na QNL 6; retirada de lixo da feira da Vila Dimas; reparo de calçada em frente ao Hospital São Vicente de Paula; retirada de escorpiões da 12ª DP; retirada de lixo da Praça do D.I e colocação de Contêiner; manutenção da pracinha da QNA 28; manutenção da praça da QNL 21/23; estudo de mão-única na Praça do D.I; limpeza do Taguaparque e do Parque do Cortado; reparo no suspiro da Caesb que causa mau cheiro no centro da cidade; aproveitamento dos postos comunitários da PM como centrais de monitorização para os comerciantes locais.

Deixe um comentário