Joe Valle é eleito presidente da Câmara Legislativa

                                                      Joe Valle comandará a Casa nos próximos dois anos

                                                               Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

 

Joe Valle (PDT) foi eleito presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para o biênio 2017/2018, derrotando o candidato do governador Rodrigo Rollemberg, Agaciel Maia (PR). A votação ficou empatada por 12 a 12 e decidida pelo terceiro critério de desempate: o número de votos nas últimas eleições. Valle representa 20.352 eleitores contra 14.876 de Maia.

O Regimento Interno da CLDF prevê quatro critérios de desempate. Foto: Reprodução/Whatsapp

A votação foi atípica e decidida nos momentos finais, quando o deputado Robério Negreiros (PSDB) mudou seu voto, empatando a decisão que, até então, era vencida pelo candidato do PR. Com o empate, foi preciso recorrer ao Regimento Interno da CLDF. O primeiro critério de desempate é o número de legislaturas e o número de deputados em sua bancada – os dois estão em seu segundo mandato e têm dois parlamentares.

Mesmo após o resultado, parlamentares voltaram ao plenário para saber da decisão final.  Agaciel Maia ameaçou entrar na Justiça contra a decisão.

Mesa Diretora

A vice-presidência da Casa vai ser assumida pelo deputado Wellington Luiz (PMDB), que derrotou Ricardo Vale (PT). Sandra Faraj vai ocupar a 1ª secretaria, Robério Negreiros a 2ª secretaria e Raimundo Ribeiro, ex-vice-presidente da CLDF, afastado pelo Ministério Público do DF do cargo, ocupará a 3ª secretaria.

 

 

var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Fonte:

Deixe um comentário