Irã e ONU falham em tentativa de acordo sobre programa nuclear

A agência nuclear da ONU afirmou nesta quinta-feira (14) que falhou mais uma vez em chegar a um acordo com o Irã nas negociações sobre a fiscalização do programa nuclear do país.
Herman Nackaerts, vice-diretor-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), disse aos jornalistas em Viena que, durante as negociações da véspera em Teerã, a agência se comprometeu a continuar conversando, mas precisa de mais tempo para refletir sobre o caminho a seguir.
“Debatemos sobre uma aproximação estruturada, mas não conseguimos concluir o documento que permitiria examinar a possível dimensão militar do programa nuclear iraniano’, disse.
Na véspera, um representante iraniano chegou a dizer que havia “pontos em comum entre as duas partes.
Também na quarta, o diretor da Organização Iraniana de Energia Nuclear (OIEA), Fereydoun Abbasi Davani, confirmou o início da instalação de centrífugas de última geração nas instalações de enriquecimento de urânio de Natanz, no centro do Irã.
Segundo ele, essas novas centrífugas, mais poderosas, “destinam-se ao enriquecimento a 5%”, utilizado para a produção de energia elétrica, e “não têm nenhum uso para o enriquecimento a 20%”.
Sites e Blogs
Fonte : G1

Deixe um comentário