Investimento em esporte beneficia 237 municípios

Fernando-Pimentel
Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT).

 

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), lançou, na segunda-feira (27), em Belo Horizonte, na presença de 122 prefeitos, o Programa Campos de Luz II, que irá iluminar campos de futebol amador e quadras poliesportivas. Pimentel também anunciou os municípios que receberão equipamentos do programa Academia ao Ar Livre, além de kits esportivos com bolas de futebol, troféus, jogos de uniformes e redes de vôlei. Ao todo, 237 municípios serão beneficiados com as três iniciativas.

Serão instalados 127 equipamentos do programa Academia ao Ar Livre em locais públicos de 95 municípios (além de cinco unidades prisionais) e 634 kits com materiais esportivos para 93 municípios. Além disso, 115 campos amadores e quadras poliesportivas de 94 cidades, em todas as regiões de Minas Gerais, receberão iluminação pública.

Pimentel defendeu a necessidade de entregar esses equipamentos para prefeituras do interior e disse que os benefícios são enormes, especialmente para municípios com até 5 mil habitantes.

 

Parceria – O programa Campos de Luz II visa à inclusão social, por meio da criação de alternativas para jovens e adolescentes em situação de risco. Fruto de convênio entre a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o Governo do Estado, o programa prevê iluminar 250 campos de futebol amador e 50 quadras poliesportivas.  O investimento da Cemig é estimado em R$ 15 milhões.

 

CEMIG

Perigos nas festas

Bandeirinhas, bandeirolas, fogueiras, fogos de artifício e balões são artefatos característicos das festas juninas. Para uma festa segura, a Cemig orienta a população sobre os cuidados e procedimentos que devem ser tomados em relação à rede elétrica. Segundo as normas de segurança da Companhia, não é permitido utilizar postes e padrões de energia para amarrar bandeirinhas, faixas ou fixar outros enfeites. A recomendação é de que tais adereços sejam mantidos distantes da rede elétrica.

A montagem de estruturas como barraquinhas, camarotes, palcos e palanques, e a utilização de veículos de som ou trios elétricos também devem seguir as orientações de segurança, de forma que mantenham uma distância mínima de segurança (1,5 metro) em relação à rede elétrica. Além disso, enfeites, como faixas e bandeirolas, devem ser feitos com materiais isolantes e biodegradáveis.

Os trios elétricos merecem atenção especial em relação à sua estrutura, já que é possível ocorrer acidentes com os fios de eletricidade e com os enfeites. As fogueiras não devem ser feitas debaixo da fiação elétrica, e os fogos de artifícios devem ser manuseados por adultos e utilizados longe da rede elétrica e de adereços, que demonstrem risco de incêndio. “Os fogos de artifício podem causar curto-circuitos e queimaduras graves”, destaca Demetrio Venicio Aguiar, engenheiro eletricista da Cemig.

Outra tradição dessas festas populares são os balões juninos. Vale lembrar que soltar balão é crime, pela lei 9.605/98. O engenheiro destaca que “algumas pessoas ainda se aventuram e brincam perto das instalações e fios”. Segundo ele, acidentes dessa natureza “sempre causam danos enormes às pessoas envolvidas”.

Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, é só acionar o Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita.

 

ITAJUBÁ

A Prefeitura de Itajubá ampliou o atendimento odontológico nos postos de saúde do município. Atualmente, o serviço de odontologia na Atenção Primária é feito em dez unidades de saúde, nas quais a prefeitura renovou consultórios e equipamentos. Foram adquiridos autoclaves (utilizados para esterilização) e aparelhos de ar-condicionado. Entre os atendimentos clínicos oferecidos estão extração, restauração, limpeza e aplicação de flúor. Além disso, a comunidade é conscientizada sobre higiene bucal.  Para receber o atendimento odontológico especializado, o usuário deve ir ao posto de saúde mais próximo de casa e pegar a guia de encaminhamento com o dentista clínico geral.

 

Fonte:

Deixe um comentário