Instituto oferece consultas gratuitas a casais com dificuldade para ter filhos

Nem todos os casais têm motivos para comemorar o Dia dos Pais. A infertilidade conjugal afeta entre 10 a 15% da população brasileira em idade reprodutiva. Em agosto, quando se comemora o mês dos pais, o Instituto Verhum vai oferecer consulta gratuita com especialista em Reprodução Humana para 50 casais com dificuldade para ter filhos. Além da consulta, o Instituto também oferecerá exames de espermograma para homens com dificuldade para ter filhos e com indicação médica para o exame. O espermograma avalia a capacidade reprodutiva do homem através da análise laboratorial do sêmen e é indispensável na investigação da infertilidade masculina. O atendimento vai acontecer nos próximos sábados, dia 11, 18 e 25 de agosto, das 8 às 12 horas, mediante agendamento prévio. Os casais interessados podem agendar a consulta através do telefone (61) 3365-4545.

A iniciativa tem como objetivo oferecer orientação a casais inférteis de baixa renda e aconselhamento médico para que eles aumentem suas chances de uma gravidez espontânea. O atendimento será feito na sede do Instituto, no Edifício Medical Plaza, Qi 3, Lago Sul, dentro do limite das vagas. Os pacientes inscritos devem levar seus exames mais atuais no dia da consulta agendada.

Segundo o médico Vinicius Medina Lopes, especialista em Reprodução Humana e diretor do Instituto Verhum, há várias medidas que podem favorecer uma gravidez espontânea. Nem todos os casais que apresentam dificuldade em ter filhos vão precisar de um tratamento mais complexo de reprodução assistida. Muitos casos de infertilidade são resolvidos com medidas simples.”

“Praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação equilibrada, evitar a obesidade, não fumar, evitar o consumo de álcool em excesso, não usar drogas, dormir bem, controlar o estresse e a ansiedade e ter duas a três relações sexuais por semana com o parceiro (a) contribuem para prevenir a infertilidade e aumentar as chances de uma gravidez de forma natural”, explica Jean Pierre Barguil Brasileiro, especialista em Reprodução Humana e diretor do Instituto Verhum.

Segundo os especialistas, a investigação de infertilidade deve ser feita com o casal. O homem deve ter acompanhamento médico e participar junto com a sua parceira da investigação para diagnóstico das causas da infertilidade.

Deixe um comentário