Instituto de línguas indígenas

O local foi batizado em homenagem a Aryon Dall’Igna Rodrigues, pesquisador paranaense que reuniu acervo de 20 mil peças ao longo de seis décadas

Publicação: 07/03/2013 06:11 Atualização:

Os professores Aryon Dall'Igna Rodrigues, presidente honorário, e Ana Suelly Cabral, secretária geral: preservação das raízes nacionais (Janine Moraes/CB/D.A Press)
Os professores Aryon Dall”Igna Rodrigues, presidente honorário, e Ana Suelly Cabral, secretária geral: preservação das raízes nacionais

Num contexto em que a identidade do índio no país é subjugada pelos avanços dos novos tempos, Brasília inaugura, hoje, dia 7, o primeiro instituto de línguas indígenas do Brasil, uma marco na história nacional. A instituição leva o nome do linguista brasileiro Aryon Dall’Igna Rodrigues, professor da Universidade de Brasília (UnB). A solenidade ocorre a partir das 9h30, no auditório da reitoria da universidade e reunirá acadêmicos, estudantes e sociedade civil.


A programação inicia-se pela manhã e tem previsão de se estender até o fim da tarde, por volta das 16h30. Ela envolve explicações sobre as metas e as perspectivas da associação sem fins lucrativos, depoimentos de professores, como o próprio Aryon, coquetel e lançamento de publicações, além da defesa de uma dissertação de mestrado sobre a nandewa-tambeop, da família linguística tupi-guarani. O autor, Mauro Luiz Carvalho, é aluno de pós-graduação e indígena nativo. 


Fonte: Correio Braziliense

Extratos dos Jornais

Deixe um comentário