Inscrições para Sisu começam nesta segunda

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre suas inscrições nesta segunda-feira (6). Podem participar do processo seletivo para entrada em instituições públicas de ensino superior os alunos que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2013.

O processo de seleção é realizado nos dois semestres do ano e segue um cronograma de dois meses, entre inscrição, resultados e matrículas. Confira no fim do texto o cronograma para este primeiro semestre de 2014.

Participam desta edição do Sisu 115 instituições de ensino superior públicas de todas as unidades federativas (entre universidades federais, estaduais e institutos federais) oferecendo 522 cursos em diferentes áreas de atuação. Acesse no site do Sisu a  lista completa de instituições de ensino e cursos. Também é possível filtrar a busca por municípios.

Você tem dúvidas sobre como funciona o processo de inscrições? Confira abaixo as principais dúvidas. A lista completa pode ser acessada na página do Sisu.

Como funciona o Sisu?

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

Fonte:

Deixe um comentário