Inclua-se. A vida é seletiva

Toda tradição espiritualista fala da programação existencial para cada ser neste mundo, independentemente de ser racional ou irracional. Algumas pessoas chamam-na de destino, cruz, dharma, propósito, lenda pessoal, programação existencial.

O certo é que todas estão de acordo que há um propósito na vida de cada um e ninguém está aqui sem motivo, abandonado, anônimo. As minhocas no solo adubam a terra. O beija-flor, o morcego vegetariano e outros, levam o pólen até as flores e as transformam em frutos. O sapo, comendo o gafanhotos na lavoura, impede propagação deles, que pode destruir as plantações.

Há inúmeros plantadores da natureza espalhando as sementes das espécies vegetais. Até no intestino do boi há bactérias que, sem as quais, a digestão não seria possível.

Os seres na natureza estão em equilíbrio. Há necessidade da presa. E do predador e todos cumprem suas funções. Por incrível que pareça, o único que, geralmente, não as cumpre é o homem. Programação não cumprida, mal cumprida ou parcialmente cumprida, o resultado é depressão.

Mas como saber qual programação? escute seu coração, sua vocação, seus sonhos. O filósofo alemão Goethe ensinou há tempos: “quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”.

O universo conspira a favor, como ensinou Goethe, mas é seletivo. Ele só ajuda se estiver dentro de sua programação. Se você estiver empenhado em atingir algum objetivo e ele fizer parte do seu plano de vida, as forças ocultas providenciarão pessoas e meios pra você alcança-lo.

Pense! Quantas vezes você recebeu ajuda importante em momentos importantes de sua vida? Um colega que apareceu, uma namorada, uma esposa, um parente, um amigo, um professor, um anônimo, um pai, uma mãe, etc. Você pode atribuir tudo ao acaso, mas o acaso não existe. Como dizia Einstein: “Deus não joga com dados”.

Vá à luta com determinação, como se tudo dependesse somente de você. E confie! Mas não esqueça: tudo depende de Deus. O que você deseja, pode não estar na sua programação. A vida é seletiva.

Deixe um comentário