Ibaneis lança o Emprega DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou nesta terça-feira (30) dois decretos de desoneração da carga tributária do setor produtivo. Com isso, quer dar condições às empresas de contratar novos funcionários e, assim, contribuir para a redução do contingente de 340 mil desempregados no Distrito Federal.

Durante a cerimônia para extinção da lei que do Diferencial de Alíquota (Difal), incidente no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Ibaneis também assinou decreto equiparando os impostos do DF aos das demais unidades federativas da região Centro-Oeste.


O governador Ibaneis Rocha assina dois decretos de desoneração da
carga tributária do setor produtivo.
Foto: Antônio Sabino/BsB Capital

Desta forma, empresas com sedes em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que vierem para o DF terão a mesma carga tributária de seus estados de origem. A proposta também estabelece alíquota zero para empreendedores que adquirirem máquinas e equipamentos, como tratores, por exemplo.

A festa para comemorar a extinção do Difal foi organizada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista), Edson de Castro, no teatro Newton Rossi, do Sesc de Ceilândia. O espaço estava tomado por cerca de 500 pessoas, entre autoridades do Executivo e do Legislativo, empresários e lideranças comunitárias.

“Tenho certeza de que a economia de 5% que as empresas terão com o não recolhimento do Diferencial de Tarifa será revertida na geração de empregos”, disse o líder classista. “Estimamos que o Difal é responsável pela extinção de mais de 30 mil postos de trabalho nos últimos cinco anos”, avaliou o secretário de Fazenda, André Clemente. “Nossa maior preocupação é com os jovens, que na década passada tiveram condições de estudar, e agora, com o diploma na mão, não encontram oportunidade para trabalhar”, disse o governador.

Deixe um comentário