HugHub abre as portas e movimenta SCS

HugHub; canudos de plástico são proibidos.

Para aqueles que curtem um lugar descolado, música boa e comidinhas, o novo point da cidade é o recém-inaugurado HugHub, localizado no coração de Brasília e local cada vez mais frequentado pela cena alternativa da cidade, o Setor Comercial Sul. Além da ambientação charmosa, a nova casa traz a missão de oferecer produtos orgânicos, locais e de baixo impacto ambiental.

Sob a direção cuidadosa dos empresários Biba e Pezão, nomes conhecidos da cena cultural da cidade e que também colaboram e assinam a Cervejaria Criolina, o local pretende ser um espaço para reunião de amigos, música de qualidade e aquela parada na correria cotidiana.

O espaço conta com uma decoração encantadora e com um piano, que a partir desta sexta-feira, será palco para apresentações de artistas de jazz da cidade e convidados. Com horário de funcionamento entre 8h e 20h (segunda a quinta), e estendido até às 22h, nas sextas, o local certamente entrará no radar de quem quer se divertir perto do trabalho, no centro da cidade.

Agir localmente e ambientalmente

Com pegada socioambiental, o HugHub tem como sentimentos principais o consumo consciente e a valorização da produção do DF e arredores de Brasília. O cardápio da casa é sazonal, apresentando cerca de 4 pratos por semana, respeitados os itens de cada estação do ano.

Segundo Biba, a ideia do café funciona no modelo CSA, que significa “Comunidade que Sustenta a Agricultura”, de sustentabilidade, que estabelece uma relação econômica e social com produtores de agricultura orgânica e familiar. Este tipo de associação se dá por meio do financiamento da safra produzida (normalmente em um ciclo de seis meses), e repassa as verduras, legumes e outros, diretamente para o estabelecimento, toda semana. Essa logística, segundo a proprietária, possibilita que os produtos oferecidos pelo HugHub sejam os mais frescos possíveis e livres de agrotóxicos.

Além da sustentabilidade na cozinha, talvez um dos aspectos mais interessantes da experiência concebida pelos empreendedores seja entender como um espaço pode deixar o mínimo de impacto possível, mantendo uma identidade jovem e moderna, ao fazer escolhas balizadas pelo conceitos ambientais mundiais como “reduzir, reutilizar e reciclar” e optar pela produção local, ao valorizar economicamente a comunidade e diminuir inclusive a emissão de carbono, com a redução do trânsito dos produtos.

Confira a entrevista com Biba:

1 – Além da gastronomia orgânica e bacon-vegetariana, quais aspectos mais o HugHub tem da sustentabilidade?

Biba: – Além dos produtos alimentícios, também fazemos parte do movimento de Comunidade que Sustenta a Cosmetologia Natural, todos os nossos produtos de limpeza e multiuso como detergentes, desinfetantes e sabonetes são feitos com óleos essenciais e não agridem o meio ambiente.

Os produtos complementares da cozinha também são orgânicos e locais, como pães, cafés e cervejas. Existem dificuldades ainda na cadeia produtiva, alguns produtos possuem preços muito elevados e que inviabilizam o modelo de negócio, mas hoje, temos orgulho de termos 95% de nossos serviços orgânicos. Também valorizamos a produção local na ambientação e decoração; os móveis e o balcão foram feitos por uma marceneira chamada Polly e o grafitte e os quadros decorativos são da artista Ju Borgê, ambas do DF.

2 – Como vocês lidam com resíduos e com o plástico? Isto também é uma preocupação do serviço?

Biba: Procuramos evitar ao máximo o uso de plástico. Nossos copos são de vidro, canudos metálicos e redução da geração de resíduos. Ainda não conseguimos alternativas economicamente viáveis para sacos de lixo e para o descarte do vidro. Mas temos muita preocupação em reduzir o uso de insumos e estamos estudando alternativas.

Muitas pessoas perguntam se faremos entrega, mas não faz parte do nosso conceito pois gera muito lixo. Como não consumimos mais detergentes e outros itens deste tipo, esse plástico a gente não produz mais, assim como das hortaliças e produtos da fazenda, que não vêm embalados como compramos no supermercado.

2 – O que a pessoa pode esperar da casa?

Biba: Um ambiente descolado, bonitinho e carinhoso. Música boa, com curadoria do DJ Pezão. Temos um piano aberto, quem quiser chegar e tocar, está convidado! Às sextas teremos nosso projeto de jazz. Nas quintas de janeiro, Duo Continuum se apresenta das 17h às 19h30.


HugHub
Onde: Setor Comercial Sul, quadra 1, Ed. Ceará
Horário: Das 8h às 20h (seg a qui)
Das 8h às 22h (sextas).

Deixe um comentário