HRG ganha novo laboratório de patologia

O Hospital Regional do Gama (HRG), que completou  47 anos de atividades, recebeu ontem (13) um Laboratório de Patologia Clínica completamente reformado, com 600 metros quadrados e equipamentos de última geração.
O novo espaço conta com ampla recepção, salas de serviço de emergência, microbiologia, bioquímica, hematologia, imunologia e hormônios, sala de parasitologia e urinálise, área administrativa, rampas de acesso e banheiros para pessoas com necessidades especiais, além de novos equipamentos automatizados. O investimento foi de aproximadamente R$ 800 mil.
“O laboratório, que hoje é o maior da nossa rede, vai dar sustentação a um grande hospital, com 500 leitos, e que precisava ter algo desse nível”, disse o governador Agnelo Queiroz, após a inauguração.
No local trabalham 14 farmacêuticos bioquímicos, 40 técnicos de laboratório, 33 auxiliares de serviços diversos e seis agentes administrativos. Em 2013 foram realizados mais de 1,5 milhão de exames entre emergência, internação e ambulatoriais. Os atendimentos mais procurados foram os de bioquímica (como, por exemplo, dosagem de glicose para detectar a diabete), hematologia (hemogramas) e urinálise.
REFERÊNCIA – O HRG é referência para cerca de um milhão de pessoas, já que o atendimento se expande a moradores de Santa Maria, Recanto das Emas e, ainda, para outros estados. Além das cidades do DF, moradores de 25 municípios de Goiás, cinco de Minas Gerais e quatro da Bahia procuram atendimento médico nas emergências de clínica médica, traumatologia, ortopedia, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, cirurgia vascular, oftalmologia, radiologia e odontologia.
Os serviços de urgências e emergências e dos pronto atendimentos médicos atendem diariamente cerca de mil pessoas. Dados de 2013 mostram que somente na emergência adulta e na infantil foram realizados mais de 270 mil atendimentos, sendo 103.345 de pessoas residentes fora do DF.

Fonte:

Deixe um comentário