HMIB oferece atendimento diferenciado

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) oferece às grávidas um tratamento diferenciado no pré-natal que vai além dos cuidados gestacionais. Agora, a mãe também recebe atenção na área psicológica, iniciativa que traz maior humanização na gestação e reduz os índices de depressão pós-parto.

“Há uma dicotomia entre o que a sociedade vende em relação a uma maternidade idealizada e o que é vivido pelas mães, por isso, é necessário criar um espaço adequado para a mulher falar de suas dificuldades sem ser julgada”, explicou hoje a psicóloga idealizadora do programa, Alessandra Arrais.

O pré-natal psicológico, como é chamado o serviço em funcionamento há dois anos, envolve a integração da gestante e da família em todo o período da gravidez, por meio de encontros temáticos em grupo com ênfase psicoterápica na preparação psicológica para a maternidade e paternidade.

De acordo com a psicóloga executora do projeto, Mara Farias Chaves Vieira, a gravidez pode ser sobrecarregada por muitos transtornos do humor, em particular pela depressão – no Brasil, os índices entre a classe média são de 13,7% a 20%, mas nas mulheres de baixa renda esse índice chega a 30%.

Cinquenta mulheres receberam o atendimento especializado, que faz parte de um projeto de pesquisa constantemente reavaliado que visa oferecer um espaço especializado de escuta às grávidas e tem apresentado resultados positivos na prevenção da depressão pós-parto.

O encontro para a realização do pré-natal psicológico – que ocorre todas as terças-feiras – é aberto para qualquer grávida que queira fazer parte do programa e não há um número fixo de atendimentos, portanto, as mães podem frequentar do primeiro mês de gestação até após o nascimento.

Para inscreve-se no projeto as mães devem entrar em contato com a psicóloga Mara Farias Chaves Vieira, por meio do telefone 8215-0762.

Fonte:

Deixe um comentário