Hidratação no exercício

A água representa cerca de 70% do peso corporal de uma pessoa e é um elemento de extrema importância para a sobrevivência humana. Quando a temperatura corporal se eleva, como acontece durante a prática de exercícios, a água se torna ainda mais fundamental para o organismo, pois, durante a produção de calor, ocorre perda de líquido no organismo, e, caso não ocorra a reposição desse líquido, pode ocorrer o quadro de desidratação.

A desidratação pode afetar a força muscular, aumentar o risco de câimbras e hipertermia, prejudicando o desempenho físico. Para um indivíduo sedentário que vive em uma temperatura ambiente normal, é necessária uma ingestão em torno de 2,5 litros de líquido por dia. De acordo com as condições climáticas, tempo e intensidade do exercício realizado, essas necessidades podem aumentar bastante.

Estar bem hidratado antes do início de uma atividade física assegura um desempenho melhor. A recomendação é que atletas façam uma ingestão de 500ml de líquido duas horas antes do exercício, para assegurar a hidratação adequada e para que ele tenha tempo suficiente para eliminar excesso de líquido pela urina.

O Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda que os líquidos sejam servidos em temperatura fria (em torno de 15 °C), que tenham algum sabor para aumentar a palatabilidade, que contenham algum carboidrato para aumentar o desempenho e manter os níveis de glicose durante o exercício, bem como incluir cloreto de sódio, a fim de promover a reidratação.

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