Hemocentro prioriza sangue tipo O em doações

hemocentro-doacao-sangue-pedro-ventura-agencia-brasilia
Hemocentro está realizando a Quinzena do Doador para assegurar estoque em dezembro e janeiro. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O Hemocentro de Brasília realiza a Quinzena do Doador até 13 de dezembro. A campanha visa suprir o estoque de sangue para os meses de dezembro e janeiro, já que as doações diminuem durante o recesso de Natal e Ano Novo, enquanto a demanda aumenta porque ocorrem mais acidentes de trânsito. 

As contribuições são todas bem-vindas, mas algumas são mais urgentes. Todos os voluntários com sangue tipo O positivo ou negativo, por exemplo, recebem senha preferencial para o atendimento no processo de doação.

Segundo a Fundação Hemocentro de Brasília, a maior parcela da população corresponde à tipagem O. O sangue com fator Rh negativo também é mais requisitado, pois apresenta menor riscos de não aceitação nas transfusões.

Em alguns casos de emergência, em que não há tempo para fazer a testagem do paciente, ele recebe sangue O negativo porque o tipo é o que apresenta menor índice de recusas. O Hemocentro informa que não funcionará nos dias 24 e 31 de dezembro.

} else {

Fonte:

Deixe um comentário