Habitantes das Malvinas aprovam soberania britânica

Moradores das Malvinas comemoram resultado do referendo que aprovou a soberania britânica no arquipélago

Moradores das Malvinas comemoram resultado do referendo que aprovou a soberania britânica no arquipélago (Marcos Brindicci / Reuters)
Permanência das ilhas como território da Grã-Bretanha foi aprovada por 99,8% dos eleitores: foram 1.513 votos contra três
A esmagadora maioria dos habitantes das Ilhas Malvinas prefere que o arquipélago continue sob o domínio britânico. Foi o que mostrou o resultado do referendo realizado entre a população local nos últimos dois dias. A consulta teve grande participação dos eleitores, com 92% de comparecimento, e uma vitória maiúscula do “sim”: 99,8% dos que compareceram às urnas escolheram a permanência do status atual das Malvinas como território da Grã-Bretanha – foram 1.513 votos a favor contra apenas três.

O governo das Malvinas convocou o referendo em resposta à reivindicação territorial da Argentina, que pressiona a Grã-Bretanha para que inicie um processo de negociação a fim de resolver a disputa territorial. Com o resultado da consulta, as autoridades locais esperam dar uma mensagem clara ao governo de Cristina Kirchner de que os habitantes das ilhas rejeitam as pretensões argentinas de soberania sobre o arquipélago.

Fonte: Veja Online
Extratos dos Jornais

Deixe um comentário