Gim-tônica – o que saber sobre essa bebida…

Em algumas buscas na internet, descobri que o Gim-tônica é uma bebida que tem se tornado cada vez mais comum ao paladar dos brasileiros e crescido exponencialmente seu consumo nos restaurantes do nosso pais. O Gim é uma bebida alcoólica que tem como base a fermentação de cereais e alguns produtos destilados. Seu sabor depende diretamente da quantidade de zimbro, ervas, cereais, especiarias e sementes adicionadas à receita do fabricante.

A primeira receita da bebida, criada no século XVII, na Holanda, foi desenvolvida para ser uma formulação alternativa aos medicamentos diuréticos, utilizados para tratar doenças renais. Seu ingrediente principal, o Zimbro, é uma fruta conhecida por ação no sistema renal. O sabor aromático do Gin, entretanto, conquistou muitos paladares, permitindo sua popularização como uma bebida alcoólica. Mesmo sendo criado na Holanda, o Gin só se tornou popular quando chegou à Inglaterra e ganhou mais qualidade na sua produção.

Um dos drinks mais populares com o Gin e a Gim-tônica. Acredita-se que quando os soldados ingleses estavam na Índia ocorreu um surto de malária e eles precisavam tomar água com quinino, a famosa água tônica. Para amenizar o amargor da tônica, os soldados passaram a misturar com Gin e açúcar, o que deu origem a essa famosa bebida.

Uma informação interessante sobre a bebida, publicada por um grupo de pesquisa austríaco em 2015, mostra que pessoas que têm uma preferência por alimentos amargos, incluindo, café chocolate com alto teor de cacau e água tônica (incluíram a Gim-tônica na conclusão do estudo), mostrou que indivíduos com essas preferências de paladar têm maiores tendências psicopatas.

Deixe um comentário