Gentílicos: #ForçaChapecoense

A língua portuguesa nos permite, por meio de processos de formação de palavras, combinar diversas unidades de significado para compor um sentido desejado. Essa é uma das características que faz o nosso idioma ser tão rico! Para qualquer pensamento, há uma palavra, e, se não houver uma palavra, podemos inventar uma – usando um recurso chamado neologismo, que significa criar um vocábulo a partir de uma lógica linguística.

Para formar uma palavra, há um processo chamado “derivação sufixal”, que significa adicionar um sufixo a uma palavra primitiva, formando um vocábulo derivado. Como exemplo, podemos citar Chapecoense. A uma palavra primitiva (Chapecó, município do estado de Santa Catarina) adicionou-se o sufixo –ense. Segundo o dicionário Houaiss, esse sufixo tem a função de formar gentílicos, que significam palavras que denotam a origem de algo ou de alguém. Chapecoense, portanto, significa “aquele que vem de Chapecó”.

As pessoas que nascem em Chapecó são chamadas Chapecoenses. E o gentílico dado aos nascidos nesse município acabou se tornando o nome do principal time da região. Isso mostra proximidade, familiaridade. A Associação Chapecoense de Futebol nasce como um ente querido do povo. Percebe-se, assim, o amor que as pessoas de Chapecó possuem pelo clube. É como a esposa que altera seu sobrenome, acrescentando o do marido. A Chape verdadeiramente se casou com o povo de Chapecó, movido por uma paixão nacional: o futebol.

Hoje, uso a língua e a poesia para homenagear essa equipe que encantou o Brasil com sua determinação e vontade de vencer. Um time que provou que não é preciso ser grande para ser heroico. Que não é preciso ser rico para provocar paixões. Que não é preciso ser famoso para ter torcedores fieis.

O Brasil inteiro se comoveu com a tragédia que foi a queda do avião com a delegação da Chapecoense, na Colômbia, e se uniu em orações e pensamentos positivos aos familiares das vítimas – jogadores, comissão, jornalistas. Uma pena que, neste momento de comoção nacional, nossos legisladores decidam, por meio de uma votação noturna, ferir nossas esperanças em um futuro melhor. Que o sonho da imortal e heroica Chapecoense seja nossa inspiração para lutarmos por dias mais promissores em nosso Brasil.

#ForçaChape #ForçaBrasil

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Fonte:

Deixe um comentário