Um clique por um mundo mais fraterno

Incentivar ações de solidariedade e criar um espaço para debater o tema. Esta a motivação da Confraria Gentileza, criada em março de 2013 pelos amigos Rodrigo Guirra, Leonardo Magalhães e Ronald Filgueiras. A ideia surgiu numa conversa de bar em que os três discutiam o quanto egoísta é a humanidade, e quanto o mundo poderia ser melhor se as pessoas se tornassem mais gentis em relação aos seus semelhantes.

Ronald Filgueiras saiu dali determinado a fazer algo para mudar esse estado de coisas. Resolveu, então, criar uma página na internet, no Facebook, para divulgar atitudes e imagens solidárias praticadas por pessoas comuns. Também são postados depoimentos que possam levar outras pessoas a repensar seu comportamento e passar a pensar mais no coletivo do que no individual.

“As pessoas, muitas vezes. tendem a ser egoístas. Isto faz com que valores básicos sejam esquecidos. Mas algumas deixam de lado essa individualidade e trabalham em prol da humanidade. O site é um espaço para mostrar essa evolução”, conta Filgueiras.

A página na rede social foi um sucesso e em pouco tempo as publicações ganharam um alto número de acessos. A “brincadeira” logo evolui para o site www.confrariagentileza.com.br, para atender à demanda.

“Sabemos que é muito pouco, mas, sem dúvida, é um bom começo”, avalia Filgueiras. Segundo ele, se a proposta do site ajudar pelo menos uma pessoa a deixar práticas egoístas para se tornar mais solidária, já terá valido a pena todo o trabalho.

“Em pleno século XXI, é possível notar que valores essenciais são deixados de lado, e uma das formas de conseguir a reversão deste quadro é a prática da gentileza. Se pusermos isto em prática, com certeza teremos um mundo melhor”, conclui.

 

Etimologia – A palavra gentil vem do latim gentīle: que demonstra delicadeza ou cortesia; é amável ou educado (atencioso); algo elegante; encantador.

Luis Nova

One Response

  1. Ser gentil, um ato de amor a vida, respeito e carinho aos nossos semelhantes. #ConfrariaGentileza

Deixe um comentário