GDF inaugura UBS no Recanto das Emas

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A sexta-feira amanheceu festiva para o serralheiro Roni Ribeiro de Queiroz , morador da quadra 804 do Recanto das Emas. A partir da próxima segunda-feira (27), ele irá receber  atendimento médico e odontológico em frente à sua casa, com a inauguração da UBS Nº 05. “Confesso que não acreditava. Mas agora está aí, numa excelente iniciativa. Sei o quanto precisamos de atendimento médico’, comemorou Roni.

A inauguração faz parte do trabalho  de ampliação da rede assistencial contra o novo coronavírus. A construção foi supervisionada pela  Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) – que, até o fim do ano, pretende entregar mais cinco  UBS em diversas cidades do Distrito Federal. 

80 mil – é a quantidade de moradores das quadras 400, 600 e 800 que serão beneficiados com a nova UBS

“Na próxima semana faremos a entrega em Samambaia. Outras quatro estão sendo edificadas e serão entregues à população até o fim do ano. E mais 15 estão em fase de projeto e logo sairão do papel”, informou Fernando Leite, diretor-presidente da Novacap.

A UBS conta com quatro salas de atendimentos odontológicos, oito consultórios médicos, sala de prontuários, sala de inalação, banheiros, sala de acolhimento e farmácia, além de espaços dedicados a parte administrativa. Uma novidade no local é a instalação de playgrounds dedicada às crianças.

Antônia Cléa Alves, gerente administrativa da unidade, explicou que as equipes de atendimento já estão aptas para o início das operações. “Está tudo certo: médicos, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde – e toda parte administrativa e de farmácia”, garante ela.

O valor total do investimento foi de R$ 2,5 milhões. Cerca de 80 mil habitantes das quadras 400, 600 e 800 serão beneficiados com a nova estrutura. “É um presente para nossa cidade às vésperas do nosso aniversário de 27 anos”, diz Carlos Dalvan, administrador do Recanto das Emas. 

“Neste contexto de pandemia, ganhar mais uma unidade de saúde em uma área que tinha um déficit é algo histórico”, comentou ele.

Com objetivo de melhorar o acesso à unidade de saúde, a Novacap também pavimentou uma área de 400 metros quadrados ao lado. 

Marta de Jesus, idosa e moradora há 12 anos da quadra, comemorou a possibilidade de ser atendida tão próxima de sua residência em um espaço totalmente  acessível.

Marta de Jesus, idosa e moradora há 12 anos do Recanto das Emas

É uma benção

 “É uma benção pra mim. Não precisar ir lá embaixo, pegar meus remédios. Me preocupo muito em ficar indo pra lugar lotado e estou evitando sair, por causa da pandemia. Ter essa UBS aqui na porta é segurança pra nós, que somos idosos”, ressaltou.

Na inauguração, o vice-governador Paco Brito assinou ordem de serviço para outra obra muito aguardada pelos moradores da região, a pavimentação da Avenida Monjolo, que faz a ligação da cidade à DF-001.

“Nós estamos nas ruas ouvindo o que a população quer, e a população do Recanto das Emas quer, precisa e, merece, ter essa via asfaltada. É conforto e segurança para todos”, anunciou Paco.

Com informações da Novacap

Deixe um comentário