GDF entrega 200 geladeiras novas no Vale do Amanhecer

Mais 200 geladeiras foram substituídas por novas durante ação do programa “Cidadania com Energia”, realizada hoje no Vale do Amanhecer, em Planaltina, para garantir uma economia de até 65% na conta de luz e uma redução da sobrecarga das redes de energia.
“Os técnicos passaram na minha casa no início do ano e agora fico feliz de receber a geladeira. Vou economizar na minha conta e ganhar um equipamento que eu não teria condições de comprar”, comemorou a atendente Aiana Paula Bezerra de Lima, moradora da cidade há uma década.

A geladeira nova consome, em média, 40% da energia gasta pelo refrigerador antigo. Para a troca, técnicos da Companhia Energética de Brasília (CEB) fazem visitas às residências para analisar as condições dos equipamentos, que devem ter mais de 10 anos de uso.

Além de trocar equipamentos ineficientes, o programa promove a retirada de ligações clandestinas, instalações de medidores de energia elétrica e de iluminação pública, iniciativas que estimulam convívio social da comunidade em ruas e praças.
“Esse programa é maravilhoso porque mostra que a empresa, que estava quebrada, está fazendo investimentos não só para melhorar a energia, mas para as pessoas que mais precisam. Esse recurso que as famílias economizam pode ser usado em outras necessidades”, reforçou o governador Agnelo Queiroz, durante a cerimônia de entrega das geladeiras.

A ação cadastrou 82 mil famílias e a previsão é trocar 24 mil geladeiras até outubro de 2014. Com a entrega de hoje, a substituição chegou a 4.725 casas.

“É importante ressaltar que ninguém vai pagar por essas doações da CEB. Nossa expectativa é beneficiar mais de 150 mil pessoas”, complementou o diretor da companhia, Rubem Fonseca.

O valor de cada geladeira adquirida pela CEB, por pregão, é de R$ 517,20.

O programa também faz a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Hoje, 6 mil foram doadas.

Participaram do evento a primeira-dama, Ilza Queiroz, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Brandão, a secretária da Mulher, Olgamir Amância, e o administrador de Planaltina, Nilvan Vasconcellos.

Fonte:

Deixe um comentário