Gama combate a exploração sexual de jovens

Na sexta-feira (17 de maio), a partir das 9h, será realizado no Gama uma mobilização em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa é uma realização do Governo do Distrito Federal.

A mobilização é em prol do dia 18 de Maio, em que é comemorado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou em 13 anos muitos municípios do país.

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

O intuito da ação é convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumir o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Confira a programação:

Dia: 17 de Maio (sexta-feira)

A partir das 8h:

Concentração: em frente à Rodoviária do Gama

Atrações: Cortejo seguindo para a Administração Regional do Gama, com a participação dos Bonecos Gigantes, grupo carnavalesco Menino de Ceilândia e o grupo de Taguatinga Articum

A partir das 10h:

Local: em frente à Administração Regional do Gama

Atrações: Circo Teatro Artitude, Os Brincantes, Palhaço Psiu, Banca de Poetas Dedé Caianno, Nação Guerreira, Voar Cia. De Teatro e Vila do Artesão

Deixe um comentário