
O Governo do Distrito Federal sabia há pelo menos sete anos dos problemas na estrutura do viaduto da Galeria das Estados, que desabou em 6 de fevereiro. Em 2011, um convênio foi assinado para passar recursos da Terracap para a Novacap com o objetivo de elaborar um projeto de execução e recuperação de pontes e viadutos – entre eles, os viadutos da Galeria dos Estados. O convênio – no valor de R$ 4,1 milhões – chegou a ser publicado no Diário Oficial do DF em 22 de dezembro de 2011, mas o dinheiro jamais chegou ao viaduto.
Em 2011, Terracap assinou convênio para obras no viaduto da Galeria dos Estados (Foto: Reprodução)
Aviso dos Correios
Em março de 2013, os Correios enviaram ofício para o então diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacufr Júnior, no qual a diretoria regional do órgão registrava deformidades estruturais nos imóveis da Galeria dos Estados. Por essa razão, uma unidade dos Correios chegou a ser transferida para outro endereço.
O ofício informava que um laudo técnico da Gerência de Engenharia havia identificado trincas na quina dos pilares e infiltrações na cobertura.
A Novacap respondeu quase um mês depois, em abril de 2013, quando informou que havia contratado uma empresa de consultoria especializada para avaliação da estrutura e elaboração de projeto executivo do viaduto.
Relatório de 2013 já alertava para o risco de desabamento no viaduto do Eixão (Foto: Reprodução)
Alerta mais recente
Um novo alerta foi feito pelo departamento técnico da Novacap em 2017. A conclusão era que as condições estruturais dos viaduatos da Galeria dos Estados exigiam obras imediatas de reforço e readequação desde 2014, com nível de prioridade nas ações do governo. O documento termina dizendo que a não efetivação das intervenções poderia “ocasionar eventos de consequências irreparáveis”.
A Novacap e a Administração de Brasília receberam uma solicitação de análise do relatório em maio de 2017, nove meses antes do desabamento.
O viaduto sobre a Galeria dos Estados desabou em 6 de fevereiro. A área continua isolada desde então. O bloco que caiu foi retirado no último domingo (25), mas o governo ainda analisa o que fará com o restante da estrutura, que ficou comprometida.
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Relatório da Novacap em 2017 sobre contratação de empresa para reforma do viaduto (Foto: Reprodução)
Fonte: G1