Gabarito oficial do Enem sai até quarta; veja o que fazer com o exame

O gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até quarta-feira (12). Neste ano, o exame do Ministério da Educação bateu recorde com a participação de mais de 6,2 milhões de candidatos, segundo dados divulgados pelo próprio MEC na noite deste domingo (9). No total, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, mas o índice de abstenção foi de 28,6%, abaixo da taxa de 29% registrada na edição anterior. O número de pessoas que fizeram as provas foi cerca de 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de candidatos compareceram ao exame.

Em 2014, pelo menos 1.519 pessoas foram eliminadas durante a aplicação das provas. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, disse o ministro Henrique Paim. As provas foram aplicadas em 1.752 municípios. Serão 17.367 locais e um total de 242.948 salas. Dessa vez, mais de 17 mil detectores de metal foram espalhados pelos locais de prova de todo o país para tentar combater qualquer tentativa de fraude.

Em entrevista à imprensa, após o encerramento das provas, em Brasília, ele disse que o número total de eliminações ainda pode subir, após remessa de informações atualizadas.

“Nós temos registro na sala de aula que vão aparecer mais à frente”, afirmou, citando como exemplos de causas, uso de relógios, tentativas de fraude ou perturbação nos locais de prova. Para ele, o processo de logística do Enem está consolidado. “Temos sem dúvida alguma um exame que abre cada vez mais oportunidades para jovens e trabalhadores do país. É uma política que vem gradativamente sendo melhorada.”

Folha do caderno do Enem com a proposta de redação sobre publicidade infantil (Foto: Reprodução)Redação do Enem foi sobre publicidade infantil
(Foto: Reprodução)

Professores elogiaram Enem
As provas do Enem 2014 foram elogiadas por professores de cursos pré-vestibulares ouvidos pelo G1. Em ciências humanas, aplicada nosábado (8), os docentes consideraram a prova bem contextualizada e com textos mais curtos e diretos. A prova de ciências da natureza, principalmente nas questões de química, privilegiou os candidatos que se prepararam para o exame, segundo eles. Alguns temas da cultura “pop” que foram citados nas questões foram o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, criada pelo cartunista Maurício de Sousa, e o Pequeno Príncipe (veja a íntegra da prova).

No domingo (9), a prova de matemática tevemenos cobrança de conteúdo e exigiu mais interpretação dos candidatos. As questões de linguagens mantiveram o “estilo Enem”, explicaram os professores: enunciados com textos longos e interdisciplinaridade. Neste ano, muitos autores consagrados da literatura brasileira apareceram nas questões, como Gregório de Matos, Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Manuel Bandeira. Além disso, vários cartunistas tiveram charges inspiradoras de questões, como Will Leite, do Paraná. Uma questão abordou o MMA, modalidade de artes marciais.

A prova de redação teve como tema a “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Para os professores, o tema refletiu a tendência do Enem de fugir das efeméridas e temas com grande repercussão midiática recente. Também no segundo dia  (veja a íntegra da prova).

Nos dois dias do exame, os candidatos usaram as redes sociais para comentar as provas e bolaram memes e piadas que estiveram entre os assuntos mais comentados.

Nota deve sair em janeiro

Sisu e Prouni são algumas das opções para quem prestou o Enem 2014 (Foto: Reprodução/Inep)Sisu e Prouni são algumas das opções para quem prestou o Enem 2014 (Foto: Reprodução/Inep)

Segundo o ministro da Educação, as notas do Enem 2014 devem ser divulgadas em janeiro de 2015. O exame, maior do tipo no país e um dos maiores do mundo, pode ser usado de diversas formas:

Fonte:

Deixe um comentário