Fundo Constitucional de Financiamento

O DF terá este ano acesso a aproximadamente R$ 2,38 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) – um aumento de 5% em relação a 2012 -, decisão divulgada hoje na reunião do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel), em Cuiabá.

“Um dos fatores que proporcionou esse aumento foi a inclusão da área de Serviços no DF, antes não tão expressiva quanto agora, e isso ajudou a aumentar o volume de investimento para o desenvolvimento de Brasília”, afirmou o vice-governador, Tadeu Filippelli, presente na reunião.

No ano passado, o DF contratou 9% dos investimentos disponibilizados pelo FCO, e, com a decisão da Condel, esse quantitativo subiu para 14% do total, que é estimado em cerca de R$ 17 bilhões para os estados do Centro-Oeste.

“O Distrito Federal pode chegar a até 19%, mas utilizava 9%. Se neste ano passou para 14% mostra que evoluímos significativamente nosso volume de captação”, ressaltou Filippelli.

Ainda segundo o vice-governador, os recursos do FCO serão utilizados para incentivar mais o setor de Serviços e Comércio do Distrito Federal

“Neste ano, o investimento será voltado principalmente aos empreendimentos privados, pela própria vocação de Brasília nessa área, o que incentivará a economia do DF, promoverá o desenvolvimento e gerará mais empregos”, concluiu o vice-governador.

CONDEL – O Conselho Deliberativo faz parte da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional que promove estratégias que contribuem para a região.

Os principais assuntos discutidos na reunião foram as propostas de aperfeiçoamento das condições de negócio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, e a avaliação do desempenho em 2013 de cada unidade da Federação que integra a região.

O encontro foi presidido pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, no Palácio Paiaguás, no Centro Político Administrativo de Cuiabá (MT).

Fonte:

Deixe um comentário