Formação de líderes no ambiente corporativo

Por mais que as habilidades técnicas sejam fundamentais para compreender o funcionamento geral de uma empresa e até mesmo propor melhorias, na condição de um líder, isso não é suficiente. Pelo fato de envolver outras vertentes, que estão muito mais relacionadas a desenvolver pessoas e equipes, é necessário investir em treinamentos, que funcionam como degraus para capacitar profissionais em condições de se tornarem líderes no futuro.
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Esses especialistas lidam diretamente com situações adversas, sem permitir que a desmotivação afete a parte operacional da instituição.  Nesses casos, as estratégicas para criar relacionamentos produtivos e duradores, baseados no conhecimento das necessidades e interesses dos colaboradores e também da empresa, são capazes de impactar na estabilidade dos negócios.

 Investir em novos líderes, com o foco no desenvolvimento de sua autonomia e outras características igualmente importantes como se comunicar bem, ser participativo nas atividades coletivas, ter iniciativa e ser confiante, pode gerar retorno na forma de produtividade e um bom clima corporativo – objetivo comum entre muitas empresas.

 Com foco no aperfeiçoamento de seus colaboradores, a TendTudo, por exemplo, trabalha com o Programa de Formação de Novos Líderes.  O treinamento tem duração de seis meses e nesse período o gestor muda de cidade e conhece a realidade de outras praças. Além disso, o treinamento  oferece oportunidade de crescimento para esses profissionais, a partir do conhecimento amplo do negócio, incluindo ferramentas de gestão que podem ser aplicadas no dia a dia. E as expectativas são positivas: para 2017, cerca de 12 novos líderes serão formados.

Além desse programa, a TendTudo criou o “Desenvolva-se”, uma plataforma virtual de acompanhamento e análise de desempenho. As informações de cada colaborador, contendo dados, metas, trilha de carreira, avaliações das atividades diárias e resultados de seu desempenho, ficam concentradas em um perfil individual, que são abastecidas pelos gestores e podem ser acompanhadas pelo usuário.

Pollyana Guimarães, gerente de Recursos Humanos da BR Home Centers, rede que administra a marca, explica que o colaborador tem a oportunidade de trilhar a sua carreira, com base nas expectativas da empresa. “No caso, ele recebe em tempo real a avaliação de seu gestor, de forma que gera uma responsabilidade compartilhada para o aprimoramento de suas habilidades e competências, fortalecendo as relações de trabalho e a confiança de todo o corpo de recursos humanos”, avalia a executiva.

Outra vantagem é que aqueles que conseguirem melhores desempenhos e aderência ao cargo serão recompensados com investimentos da própria BR Home Centers, como cursos profissionalizantes, bolsas de estudos, entre outros.

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