Fiscalização recolhe uma tonelada de alimentos

Mais de uma tonelada de alimentos foi recolhida pelos órgãos de fiscalização do Governo do Distrito Federal, hoje, durante operação para impedir a venda de mercadorias em áreas públicas, no Recanto das Emas, em Sobradinho e em Sobradinho 2, sem autorização.

“Esse tipo de fiscalização é realizada quase que diariamente com o objetivo de manter os espaços públicos organizados e retirar das ruas mercadorias sem recolhimento fiscal ou informação de procedência”, explicou o subsecretário de Operações, da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), Carlos Alencar.

Cerca de 50 servidores da Seops, da Agência de Fiscalização (Agefis) e da Polícia Militar participaram da operação.

O maior volume de apreensões ocorreu durante ação em Sobradinho, na BR-020, próximo à entrada da cidade, onde foram recolhidos 374kg de frutas.

Na mesma região administrativa, desta vez na DF-450, foram mais 59kg de alimentos vendidos por ambulantes irregulares.

Na DF-420, em Sobradinho 2, os fiscais apreenderam 340kg de frutas, duas tendas de lona, uma mesa e duas cadeiras.
RECANTO DAS EMAS

A fiscalização no Recanto das Emas retirou camelôs em dois pontos da região administrativa:

Na Quadra 102/103, os ambulantes tentaram esconder as mercadorias dos fiscais, alguns deles, debaixo de carros, no entanto, 76 itens foram encontrados, entre eles, óculos, carrinhos de lanche, botijões de gás, tendas e uma mesa.

Na Quadra 201 foram recolhidos 300kg de frutas, 37kg de frango sem informação de procedência e 12 barracas de lona.
AUTORIZAÇÃO

A venda de produtos em área pública depende de autorização, que é concedida pelas administrações regionais -no caso dos comércios regulares- e pela Coordenadoria das Cidades, para o trabalho ambulante.

“A pena para quem descumpre a lei é a apreensão das mercadorias. Se forem piratas, o responsável pela venda é preso”, afirmou o subsecretário Alencar.

O comércio de rua está autorizado somente em shows e eventos, com dia e horário marcado – a escolha ocorre por sorteio.

Fonte:

Deixe um comentário