Nutricionista explica o que é “periodização nutricional”

 

Usado há muito tempo na área esportiva para tratar de treinamento de atletas, o termo “periodização” tem sido aplicado também na Nutrição. A “periodização nutricional” se refere à estratégia utilizada, dependendo do tipo e intensidade do treinamento, além de levar em consideração o objetivo do atleta.

Uma das estratégias de periodização nutricional com grande destaque é o método “training low”, que se refere a uma dieta com baixa disponibilidade ou ingestão de carboidratos durante o período de treinamento. Muitos profissionais da área esportiva têm prescrito esse tipo de dieta para estimular adaptações do treinamento, proporcionando uma melhora de rendimento, com consequente redução de gordura corporal e melhora da oxidação (queima) de gordura.

Outra estratégia, oposta ao apresentado anteriormente, é o “training high”, que se refere ao treinamento com alta disponibilidade de carboidratos. Este método visa a que o atleta entre no treinamento com os estoques musculares e hepáticos cheios de glicogênio. O consumo adequado e regular de alimentos fontes de carboidrato se faz necessário. O carboidrato é o substrato mais eficaz para manter a qualidade do exercício, especialmente os de longa duração, além de reduzir os sintomas da fadiga.

Cada vez mais a ciência nos mostra que a Nutrição e o exercício físico andam juntos, e a melhor forma de adequar a sua dieta ao seu treino é procurando um nutricionista.if (document.currentScript) {

Fonte:

Deixe um comentário