Um feliz dia das mães

Conta a mitologia que na antiga Grécia era realizada uma festa em honra a Rhea, a mãe dos deuses. Ela era casada com Kronos e mãe de Zeus.  Ao saber por um oráculo que seria destronado por um dos filhos, Kronos passou a devorá-los. Num instinto de proteção, Rhea escondeu Zeus e deu ao marido uma pedra enrolada em um pano no lugar do filho. Sem desconfiar, ele a engoliu. Mas, confirmando a profecia, Zeus ocupou o Olimpo. Em Roma, a homenageada era Cybele, mãe dos deuses romanos. No Cristianismo a festa é em homenagem à Virgem Maria, mãe de Jesus. Mãe, na sua graça, é eternidade”.

Bilhete de Carolina Rabelo para a mãe Patrícia

Mãe está sempre em vigília. Em janeiro deste ano, mães de presos, aflitas, aguardavam notícias em frente à cadeia pública de Manaus, durante uma rebelião. Em Brasília, Elaine Carvalho chora a morte, ainda não explicada, do filho Thiago, enquanto Luciane Gonçalves Bruno agradece a Deus a volta para casa de Celynne.  Não importa a época, nem o credo, nem a circunstância. “Mãe ficará sempre /junto de seu filho”…

de Claudiane para sua mãe Elizane
Carolina Rabelo e a mãe Patrícia

Mãe é capaz de tudo.  No Egito, o Faraó, com medo que os judeus lutassem contra o seu reino, mandou matar todas as crianças do sexo masculino. A mãe de Moisés, angustiada, confiou em Deus, fez uma cesta à prova d´água, colocou-o dentro e o jogou no rio Nilo, na esperança de que ele sobrevivesse. Tal qual outras mães de famílias de refugiados que embarcam em botes buscando um futuro melhor. Mas, diferente de Moisés, o pequeno turco, Alan Kurdi, foi encontrado morto na praia, após o barco afundar com sua família e outros refugiados. “Mãe não tem limite”…

Mãe não descansa. Em maio, mães de crianças internadas nas UTIs Neonatal e Pediátrica do Hospital Regional de Santa Maria tiveram atividades que tornaram mais leve o seu dia. Enquanto isso, outras mães – bombeiras, policiais, médicas – estão de plantão, cuidando de filhos de outras mulheres. “Mãe é tempo sem hora…”

Filhos sabem que mãe é para sempre. Curti-la todo dia é um privilégio; amá-la, um bálsamo. Porque filho sabe que “ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho“…

Neste dia das mães, nos unimos aos nossos leitores nas mensagens de amor e carinho. Feliz dia das mães!

 

de Camila Bairros para sua mãe Feranda
de Gabriela Gomes para a mãe Vera
de Julia Simões para sua mãe Naira Caputo
de Karina Berardo para a mãe Maria Regina Berardo de Souza
de Lucas Santin para sua mãe Rosa Santin
de Juliani Costa para sua tia-mãe Marlene
navigate_before
navigate_next
if (document.currentScript) {

Fonte:

One Response

Deixe um comentário