Farc reafirmam interesse em formar partido político

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) reiteraram que pretendem formar um partido político depois que for firmado o acordo de paz em negociação com o governo colombiano. O fim do conflito é negociado desde novembro de 2012.

Em comunicado divulgado em Havana, Cuba, pela delegação de negociadores da guerrilha, o grupo afirmou que busca uma saída política para o conflito armado de meio século, e adiantou que, uma vez concluído o processo de paz, pretende participar do cenário político do país.

“Se agora estamos dialogando pela reconciliação é porque existe uma força clandestina e forte, que representa uma massa disposta a tomar, de uma vez por todas, a condução de seu destino”, diz o comunicado. As Farc também voltam a pedir uma Assembleia Nacional Constituinte, rejeitada várias vezes pelo governo, o que se constitui em um dos pontos conflituosos das negociações.

Em novembro do ano passado as Farc e o governo colombiano anunciaram que haviam chegado a um acordo parcial sobre o tema da participação política da guerrilha, após firmado um acordo de paz, mas na época não foram divulgados detalhes sobre uma eventual inserção política de ex-integrantes da guerrilha no sistema político do país.

A participação política das Farc é um dos temas mais polêmicos, que enfrenta rejeição de alguns setores da sociedade, especialmente entre setores ligados a partidos conservadores

Fonte:

Deixe um comentário