Experiências Dirigidas

Será aberta no dia 21 de novembro a exposição virtual “Experiências Dirigidas”. O evento inaugura, de forma inédita, galeria virtual e parceria entre disciplinas do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília(UnB).

A exposição apresenta o resultado da interação inédita entre as disciplinas de Introdução à Curadoria e de Pintura do VIS (Departamento de Artes Visuais). Estudantes de Curadoria estão colocando em prática questões discutidas no programa, mas, em vez do espaço expositivo convencional, criaram uma galeria virtual discutindo os trabalhos em processo.

“Foram quatro grupos curatoriais trabalhando com estudantes da disciplina de Pintura 1. O maior desafio, além da própria apresentação dos processos, estudos e experimentos, foi pensar as relações do material”, explica NiQ Braga, aluna do quinto semestre de Teoria, Crítica e História da Arte do VIS, uma das curadoras.

Em “Experiências Dirigidas”, cada grupo pensou as relações entre os estudantes de acordo com seus experimentos artísticos, prezando pelo diálogo entre obras e o destaque das experimentações de cada artista universitário, de modo a identificar as particularidades. Os diferentes caminhos curatoriais são, portanto, definidos nas “galerias”, por meio de uma única exposição.

A exposição conta com a apresentação de obras dos estudantes artistas Bárbara Moreira, Daniele Rodrigues, Elyas Nascimento, HennitonOliveira, João Paulo Rodrigues, Jonas Gabriel, Joyce Barbosa, Júlia Fortunati, Kevin, Luanna Oliveira, Mattheus Mota, Raphael Caetano e Ruana Carla.

Para a professora de Introdução à Curadoria, Cinara Barbosa, “a ideia foi tentar concretizar a experiência de organização de uma exposição e prática curatorial, mas, principalmente, criar espaço para a percepção da curadoria para elementos pictóricos e, dos curadores para a vivência de acompanhamento artístico”. 

Os trabalhos de pintura foram produzidos a partir de orientações e sugestão de estudos por parte do professor Elder Rocha, que participou de alguns encontros com a turma de Curadoria. A pintura ainda se mostra, como disse o professor Elder, o meio mais permanente na arte. O título “Experiências Dirigidas” veio de um conjunto de enunciados que dirigia aos alunos para a produção das pinturas. 

Para participar da abertura, no dia 21, a partir das 19h, é só acessar o canal da exposição no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCgY9lbNPy9L9W8JJQ6RCuXw)

Informações com: Priscila Coser (61 99627-7626) Priscila Coser; Isaac Guimarães (61 981668702) ou Ludmylla Barbosa (61 991652968)

Deixe um comentário