Eunício destaca importância do Fórum Mundial da Água em Brasília

O presidente do Senado, Eunício Oliveira afirmou desejar que olhos e ouvidos dos principais líderes mundiais estejam voltados para Brasilia, entre os dias 18 e 23 de março, quando será realizada a 8ª edição do Fórum Mundial da Água. Nesta quinta-feira (22), o senador abriu a sessão temática no Plenário para debater o evento que reunirá especialistas e políticos de todo o mundo.

— O Fórum é oportunidade para a elaboração de propostas e a geração de novas ideias sobre o desafio que o futuro nos reserva na gestão dos recursos hídricos. Olhos e ouvidos das lideranças mundiais estarão, ou pelo menos deveriam estar, voltados para Brasília — afirmou.

O parlamentar lembrou que o evento – realizado a cada três anos desde 1997 – será feito pela primeira vez na América do Sul, graças ao esforço coletivo dos setores público e privado, da academia e de um grupo de parlamentares.

Segundo Eunício, a gestão hídrica é dos temas multidisciplinar que necessita de contribuição vinda das mais variadas fontes: cientistas, ambientalistas, políticos, líderes comunitários, agricultores. Ele lembrou os três aspectos que mais importam em se tratando de recursos hídricos:

— Em primeiro lugar: garantia de sua renovação para futuras gerações. Em segundo, o uso responsável, com inteligência e sem desperdício. Em terceiro: o caráter democrático, com a garantia de que todos tenham acesso a água: casas, escolas, locais de trabalho, países ricos e pobres, na cidade ou no campo.

Fonte:

Deixe um comentário