Estada ou estadia?

Já que muitas pessoas dizem que o ano só começa depois do carnaval, por que não entender esse período como um segundo Ano-novo? Por se tratar de um feriado significativamente prolongado, muita gente aproveita a oportunidade para viajar. Com isso, um questionamento surge: no destino – seja ele hotel, hostel, república, camping ou pousada –, aproveita-se a estada ou a estadia?

Para esclarecer essa dúvida, contei com duas inspirações: o Dicionário de Dificuldades da língua portuguesa, do Cegalla (que é uma obra bastante acessível), e a explicação da professora Ana Victória, que ministra aulas para ENEM e Vestibulares em Goiânia. Segundo ambos, estadia diz respeito à “permanência de um navio em porto, de um avião em aeroporto ou de veículos automotores em garagem ou estacionamento. Veja o exemplo:

(1) A estadia do avião presidencial no Aeroporto de Brasília impressionou a todos.
(2) Preciso encontrar uma estadia para o meu carro.
(3) Qualquer estadia de um navio no porto é uma atração turística.
Em contrapartida, a palavra estada significa o “ato de estar; permanência de pessoa em algum lugar. Em outras palavras, usamos estadia em vez de estada em muitas oportunidades:
(4) Senhora, a sua estada no hotel foi agradável?
(5) Espero que você aproveite a sua estada em São Paulo!
(6) Uma estada no exterior custa caro.
Portanto, após este texto, acredito que você não terá maia dúvidas acerca da diferença entre estada e estadia. Se, por acaso, você for viajar, desejo que aproveite bastante a sua estada no seu destino!

Deixe um comentário