Escolas públicas realizam eleições

Toda a comunidade escolar poderá participar, nesta quarta-feira (27), das eleições para diretores, vice-diretores e membros dos conselhos escolares, que irão gerir as escolas públicas do DF nos próximos três anos. O processo de escolha, que acontecerá nas próprias escolas, entre as 7h30 e 21h30, será por meio de votação, conforme a Lei da Gestão Democrática nº 4751/2012.

“A eleição nas escolas permite que os estudantes e a comunidade se envolvam diretamente nas políticas educacionais. O processo de escolha dos gestores reforça o princípio básico da democracia, e o aluno já sente como é importante escolher bem os seus representantes porque isso vai influenciar no dia a dia dele na escola e toda a comunidade local”, informou o secretário de Educação, Marcelo Aguiar.

Poderão votar alunos com mais de 13 anos que tenham tido frequência superior a 50% no 3º bimestre. Das 654 escolas da rede pública, 561 tiveram inscrições de chapas únicas, em outras 73, a escolha se dará entre duas ou mais chapas e 20 não tiveram candidatos.

O resultado da eleição deverá sair dia 3 de dezembro, e a nomeação e posse dos novos diretores acontecerão em janeiro. No caso das unidades escolares que não apresentarem chapas inscritas ou, por algum motivo, as eleições forem impugnadas, será realizado novo processo eleitoral no prazo de 180 dias. Durante esse tempo, será nomeada equipe gestora para mandato tampão.

Serviço:

 

Eleições – Escolas Públicas
Local: Nas unidades escolares
Horário: Das 7h30 às 21h 30

Fonte:

Deixe um comentário