Encontro Internacional de Choro

Entre os dias 23 e 28 de abril, Brasília recebe a primeira edição do EICHO – Encontro Internacional de Choro. O projeto é uma das ações comemorativas dos 20 anos da Escola de Choro Raphael Rabello. Além de apresentações musicais renomadas com diversas atrações nacionais e internacionais, o projeto contempla também uma série de oficinas com músicos nacionais de peso.

Serão 10 modalidades: sax e flauta; bandolim; percussão e bateria; violão 7 cordas; violão; cavaquinho; violino; acordeon; arranjo; e harmonia. As aulas serão ministradas de 23/04 a 27/04, com 2 duas horas de duração para cada dia de curso.

As inscrições podem ser feitas pelo site:https://www.bilheteriadigital.com/eicho. Com vagas limitadas, cada módulo sai a um valor de R$200 e além de certificação, o inscrito tem acesso aos choros talks, prática de conjunto e também a assistir aos shows dos dias 27 e 28 de abril que acontece na área externa do Espaço Cultural do Choro de Brasília. Alunos da Escola de Choro Raphael Rabello têm 20% de desconto na compra do curso e meia entrada nos ingressos dos shows dos dias 23/04 a 26/04.

“As oficinas são a oportunidade dos músicos se aperfeiçoarem em seus instrumentos e também de se aproximarem de ícones nacionais. As aulas propiciam momentos de troca muito interessante, podendo inclusive incentivar projetos e parcerias, o que só reforça nossa cena musical e fortalece a arte não só em Brasília, mas no país inteiro” diz Reco do Bandolim um dos idealizadores do evento e Presidente do ICEM – Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília.

O Encontro Internacional de Choro é uma realização da Escola de Choro Raphael Rabello, Governo do Distrito Federal, Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Central de Produção e com o apoio do Espaço Cultural do Choro de Brasília.

Sobre os Cursos

Flauta e Saxofone:

A oficina será ministrada pelo talentoso Carlos Malta, um dos músicos mais aclamados da atualidade. O objetivo do curso é desenvolver e aperfeiçoar os talentos dos instrumentistas de sopro.

Pré-requisitos: Levar seu próprio instrumento, ter conhecimento mínimo em flauta e Saxofone.

Bandolim:

O curso é ministrado pelo premiado bandolinista por Danilo Britto. Conhecido por sua técnica aprimorada e dedicação ao choro, o músico é uma verdadeira autoridade na arte de tocar música brasileira. Por sua trajetória é intitulado pela imprensa internacional como “mago” do bandolim.

Pré-requisitos: Levar seu próprio instrumento.

Percussão e Bateria:

Curso ministrado pelo renomado Robertinho Silva, considerado um dos definidores da linguagem brasileira para bateria.

Pré-requisitos: Interesse pelo conhecimento dos ritmos e sons (levar baquetas, kit de percussão básica).

Violão 7 Cordas:

As aulas serão dadas pelo premiado Rogério Caetano, referência pela virtuose do violão 7 cordas. Além da linguagem revolucionária na apresentação do instrumento.  O Workshop é baseado no método “7 Cordas, Técnica e Estilo”, escrito por Rogério Caetano em parceria com o violinista Marco Pereira.

Pré-requisitos: Todos os alunos deverão levar seus instrumentos, por se tratar de um curso com muita prática em sala de aula.

Violão 6 Cordas:

“COMPOSIÇÃO e ARRANJO” para violão solo em estilos brasileiros.

Ministrado pelo talentoso Marco Pereira, músico paulista destaque no país por seus arranjos e composições. Natural de São Paulo, realizou seus estudos sob a orientação do mestre uruguaio Isaías Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Pré-requisitos: Violinistas com desenvolvimento técnico médio e conhecimentos de Harmonia.

Cavaquinho:

Ministrado pelo cavaquinista Henrique Leal Cazes, o curso tem como objetivo o aprimoramento dos estudos do instrumento.

Pré–requisitos: leitura de partituras e cifras.

Violino:

As aulas serão dadas pelo renomado violinista Nicolas Krassik. Formado em música erudita pelo Conservatorie National de Region d’Aubervilliers-la Courneuve e em Jazz pelo C.I.M (Centre de Formation Musicale de Paris), Krassik é um dos principais violinistas do país, tendo acompanhado grandes ícones da música mundial. O objetivo do curso é apresentar aos alunos diversas ferramentas para adaptar o jeito de tocar um instrumento de cordas friccionadas à música popular brasileira.

Pré–requisitos: Ter um nível intermediário para avançado nos seguintes instrumentos: Violino, viola de arco, violoncelo e rabeca.

Acordeon:

Ministrado pelo músico Marcelo Caldi, o curso tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre o uso do acordeon, aprender a tocar ritmos nordestinos, ampliar visão musical, dentre outros.

Pré–requisitos: cada aluno deve levar seu instrumento, preferencialmente acordeon (com teclado de piano) de 80 ou 120 baixos; necessário que cada aluno leve a sua estante de partitura; não é necessário que todos os alunos saibam ler fluentemente partitura.

Arranjo:

As aulas serão dadas pelo renomado Rafael dos Anjos, tendo como objetivo aprofundar o estudo em arranjo.

Pré–requisitos: Já serem instrumentistas há pelo menos 4 anos e terem destreza em seus instrumentos. Terem noções de escalas como as maiores, menores, menor harmônica, menor melódica e diminuta.

Serviço: 

Data: De 23 a 28 de abril de 2019
Local: Espaço Cultural do Choro de Brasília (Clube do Choro)  – Setor de Divulgação Cultural, Bloco G – Eixo Monumental
Informações: www.clubedochoro.com.br  
Contato: [email protected]

Deixe um comentário