Eleita nova diretoria do Conselho de Saúde

Os novos membros do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF) foram eleitos hoje, em pleito realizado no plenário do órgão. A entidade, que possui 56 membros conselheiros, sendo 28 titulares e 28 suplentes, atua monitorando as políticas públicas de saúde no DF.

 

“(A eleição) é a democratização dos Conselhos de Saúde e a diversificação da representatividade dos membros que podem ser o usuário e o trabalhador da saúde”, destacou o presidente recém-eleito com 22 votos, o servidor Helvécio Ferreira Lima, que representa os gestores da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF).

 

Os escolhidos para a mesa diretora foram Raimundo Nonato Lima e Domingos de Brito Filho para representar os usuários, e João Cardoso da Silva a frente dos trabalhadores da saúde. Os membros eleitos atuarão até o fim de 2014.

 

ATUAÇÃO – O CSDF está vinculado à SES e é formado por 50% de instituições e movimentos representativos de usuários e outros 50% por entidades de trabalhadores da área de saúde, membros do governo e de entidades prestadoras de serviços privados de saúde conveniados, ou sem fins lucrativos.

 

O Conselho é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS), de caráter permanente e deliberativo, que tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

 

“Compete a ele (ao CSDF) aprovar o orçamento da saúde do DF, assim como, acompanhar a sua execução orçamentária”, destacou a secretária-executiva do CSDF, Ivanda Martins Cardoso, ao destacar que também é responsabilidade do grupo aprovar o Plano de Saúde do DF a cada quatro anos.

Fonte:

Deixe um comentário