E Ibope: Bolsonaro não supera nenhum adversário no 2º turno

O lídernas pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial, Jair Bolsonaro (PSL), não consegue superar nenhum adversário nas simulações de segundo turno da pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (24). Conforme o instituto, se a segunda etapa da disputa fosse hoje, ele perderia para Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), e só empataria com Marina Silva (Rede).

Num eventual confronto entre Haddad e Bolsonaro, o candidato do PT tem 43% das intenções de voto e o deputado fluminense apresenta 37%. No levantamento anterior, divulgado pelo Ibope no último dia 18, os dois estavam numericamente empatados, com 40% das intenções cada. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Além de sofrer uma desvantagem em relação a Haddad, Bolsonaro também perde para Ciro Gomes em uma simulação de segundo turno. Se houvesse uma disputa entre os dois, o pedetista venceria Bolsonaro por 46% a 35%. Há uma semana, havia empate técnico no confronto: Ciro tinha 40% contra 39% do candidato do PSL.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, também supera Bolsonaro na simulação de segundo turno. O tucano tem 41% contra 36% do capitão da reserva. Na pesquisa divulgada dia 18, os dois tinham o mesmo porcentual no cenário: 38%.

Após superar Marina Silva em uma simulação de segundo turno na semana passada, o candidato do PSL agora empata com a candidata da Rede: 39% a 39%. No dia 18, Bolsonaro superava a adversário com 41% contra 36%.

Primeiro turno – Apesar do cenário desfavorável em segundo turno, Jair Bolsonaro segue na liderança da corrida presidencial com 28% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad (PT), com 22%. Em terceiro está Ciro Gomes (PDT), com 11%, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%, e Marina Silva (Rede), com 5%.

Em relação aos demais candidatos, a lista segue com João Amoêdo (Novo), que tem 3%, Álvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), com 2% cada, e Guilherme Boulos (PSOL) com 1%. Cabo Daciolo (Patriota), João Goulart Filho (PPL), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram neste levantamento.

O Ibope foi a campo nos dias 22 e 23 de setembro e ouviu 2.506 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR06630/2018.

Primeiro turno:

Jair Bolsonaro (PSL): 28%

Fernando Haddad (PT): 22%

Ciro Gomes (PDT): 11%

Geraldo Alckmin (PSDB): 8%

Marina Silva (Rede): 5%

João Amoêdo (Novo): 3%

Álvaro Dias (Podemos): 2%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Guilherme Boulos (PSOL): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

Eymael (DC): 0%

Brancos/nulos: 12%

Não sabem/não responderam: 6%

 

Simulações de segundo turno

– Haddad 43% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)

– Ciro 46% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)

– Alckmin 41% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 4%)

– Bolsonaro 39% x 39% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 4%)

Rejeição

Bolsonaro: 46%

Haddad: 30%

Marina: 25%

Alckmin: 20%

Ciro: 18%

Meirelles: 11%

Cabo Daciolo: 11%

Eymael: 11%

Boulos: 11%

Deixe um comentário