Dr. Lair Ribeiro Em Brasília

Referência em Nutrologia no Brasil, o cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro, autor de 38 best-sellers e mais de 100 trabalhos científicos publicados, estará em Brasília nos dias 25 e 26/5 para uma série de palestras. Os eventos serão realizados no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Sul. 

No primeiro dia, o médico participa do III Congresso Farmacotécnica em Medicina Preventiva (III Confarmed), onde explanará sobre as “Novas Abordagens na Prevenção e no Tratamento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis e Autoimunes”. O curso, voltado exclusivamente para médicos e nutricionistas, abordará temas como jejum intermitente, dieta cetogênica, óxido nítrico e autoimunidade, que são atuais e que precisam ser estudados pelos profissionais de saúde. Segundo Lair, a dieta low carb e cetogênica podem beneficiar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, além de melhorar drasticamente algumas doenças, já que promovem a manutenção do peso, os níveis de insulina e, consequentemente, contribuem para um envelhecimento saudável. 

Um tópico de destaque serão as doenças relacionadas à autoimunidade, que vêm crescendo assustadoramente. Lair Ribeiro diz que algumas medidas podem melhorar o controle dessas disfunções e os médicos precisam saber como ajudar estes pacientes. De acordo com o especialista, é muito importante atacar a causa que desencadeia a manifestação do elo frágil da autoimunidade. Medidas nutricionais favorecem muito o controle desses casos e podem colaborar para trazer mais qualidade de vida a todos esses pacientes.

Outro aspecto a ser trabalhado no evento é a produção endógena de óxido nítrico, um gás produzido naturalmente no organismo na juventude, que pode regular uma série de funções do corpo, como o controle da pressão arterial e a função pulmonar por exemplo. 

A programação também conta no segundo dia com uma palestra voltada para o público em geral, que pode adquirir os ingressos na Farmacotécnica. Discorrendo sobre o tema “Vivendo Mais e Melhor”, o Dr. Lair Ribeiro dará dicas para sair da rota do adoecimento com mudanças no estilo de vida, necessárias para envelhecer de maneira saudável, com mais energia e vitalidade. “Somente de 10% a 20% dos problemas de saúde podem ser atribuídos à genética. Ninguém é refém da hereditariedade. Basta seguir um estilo de vida adequado para acrescentar até 15 anos de vida saudável. Viver mais e com saúde é para quem segue as regras”, ressalta. 

Segundo ele, pessoas que vivem muito têm como características bioquímicas comuns insulina em jejum abaixo de 5, triglicérides baixo e HDL elevado. Ribeiro assegura que é possível alcançar esses marcadores mantendo uma alimentação equilibrada e praticando atividades físicas regulares, que combinem resistência, fôlego, flexibilidade e equilíbrio. Não comer demais, dar preferência a frutas e verduras orgânicas, evitar embutidos e alimentos altamente processados; cuidar da saúde dos intestinos, beber bastante água, dormir bem, além de ter um propósito na vida, tempo para relaxar, conviver com os amigos e pegar sol são algumas das medidas sugeridas pelo médico. “Saúde é uma herança que você deixa para você mesmo, uma consequência dos seus hábitos de vida. A saúde é resultado do estilo de vida”, garante o Dr. Lair Ribeiro. 

VAGAS LIMITADAS.
Informações: 3346-1158
[email protected]

Deixe um comentário