Doação de sangue com samba na veia

Doadores de sangue poderão curtir a abertura do Carnaval com escola de samba. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Quem for doar sangue na Fundação Hemocentro de Brasília nesta sexta-feira (24) receberá de brinde um show da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) como abertura do Carnaval. A apresentação, das 9h30 às 10h30, na área externa, foi organizada para chamar mais doadores antes do feriado prolongado. O Hemocentro fica na Quadra 3 do Setor Médico-Hospitalar Norte.

Em todos os anos, a entidade pública tem a preocupação de reforçar os estoques de sangue antes do carnaval. Como a instituição abre com horários mais limitados nos dias de festa e há risco maior de acidentes, ações como a exibição da escola de samba cruzeirense são feitas para receber mais reserva.

No feriado, a fundação estará aberta das 7h às 18h no sábado (25); das 7h às 13h na segunda (27); e das 14h às 18h na Quarta-Feira de Cinzas (1º). Na terça de carnaval (28), estará fechada. 

Condições para doar sangue

Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, gozar de boa saúde e não ter ingerido bebida alcóolica 12 horas antes. Além disso, é preciso estar bem alimentado. Mais informações sobre pré-requisitos para doar sangue e documentos exigidos podem ser encontradas no site do Hemocentro.

Com 55 anos desde a criação, a Aruc é um clube do Cruzeiro com espaço voltado para esportes e tem a escola de samba que mais venceu desfiles do carnaval brasiliense. Foram 31 vezes em um total de 52, de 1962 a 2014. Em 2009, a entidade foi agraciada com o título de Patrimônio Cultural Imaterial pelo governo de Brasília.