Disbiose intestinal

Temos no intestino uma variedade de micro-organismos benéficos que formam uma barreira contra micro-organismos invasores, o que aumenta a imunidade do nosso organismo. A microbiota benéfica apresenta importantes funções metabólicas e nutricionais.

O acúmulo de maus tratos ao intestino afeta o equilíbrio da microbiota intestinal, fazendo com que as bactérias nocivas aumentem, configurando uma situação de risco. Este processo é chamado disbiose, um distúrbio cada vez mais comum e considerado importante na etiologia de várias condições clínicas.

Alguns fatores que possivelmente podem ser atribuídos às causas dessa alteração da microbiota intestinal estão o uso indiscriminado de antibióticos, que matam tanto as bactérias úteis como as nocivas, além do uso crônico de anti-inflamatórios, o uso excessivo de laxantes, o consumo excessivo de alimentos processados, a excessiva exposição a toxinas ambientais, o estresse, entre outros fatores.

Quando a mucosa gastrointestinal é rompida, a permeabilidade intestinal pode ocorrer e as bactérias do intestino, alimento não digerido e até mesmo toxinas, podem se translocar através dessa barreira. A translocação bacteriana é a passagem potencial de bactérias do lúmen intestinal ou de endotoxinas através da mucosa epitelial do trato gastrointestinal para o sangue ou sistema linfático e inicia uma resposta inflamatória sistêmica prejudicial ao equilíbrio do corpo.

Portanto, vamos cuidar da saúde do nosso intestino!

Fonte:

Deixe um comentário