Dilma: Governo tem compromisso com as políticas sociais

Presidenta participou do Natal de catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua nesta quinta-feira (19), em São Paulo

A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta quinta-feira (19), da celebração de Natal com os catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua. O encontro ocorreu durante a  Expocatadores, em São Paulo, no Centro de Exposições Anhembi.

Na ocasião, a presidenta também assinou um decreto que institui o Programa Nacional de Cooperativas Sociais (Pronacoop Social) com a finalidade de coordenar e executar ações voltadas para cooperativas sociais e empreendedorismo. Foram celebrados, ainda, convênios para capacitação e geração de renda de catadores e população de rua.

Dilma disse que o Brasil está no caminho certo, porque  até pouco tempo atrás os catadores e as catadoras de materiais recicláveis não existiam para as políticas de governo. Segundo a presidenta, cabe ao estado brasileiro construir um caminho comum para atender as suas reivindicações.

“Nesse encontro fica claro que o governo reconhece, considera os catadores e a população de rua como cidadãos. O meu governo olha os catadores e a população de rua como cidadãos do nosso País. Essa é uma oportunidade de comprovar que o meu governo está nas lutas sociais e que nós continuamos com o compromisso”, disse a presidenta. “Olhamos sabendo que vocês têm um papel no País e que vocês sempre serão pessoas capazes de ajudar no desenvolvimento e melhorar. Sobretudo, significa que este país abandonou a tradição discriminatória de hierarquizar seus cidadãos”, completou.

Exposição

A Expocatadores prevê a valorização e fortalecimento profissional dos catadores de materiais recicláveis. Durante as atividades da exposição estão sendo oferecidas oficinas, feira de negócios, seminários técnicos, debates, ações de inclusão social e analise de liberação de crédito para empresas. Participam delegações de 12 países da América Latina, além da África do Sul e Índia.

“Esta visita à Expocatadores mostra que estamos no caminho certo. Até pouco tempo atrás, catadores e catadoras de materiais recicláveis não existiam para politica de governo. Passaram a existir no governo Lula e hoje vocês realizam uma feira de negócios em pleno Anhembi (tradicional local de feiras e eventos em São Paulo). Hoje eu vi empresas brasileiras produzindo equipamentos para uso dos catadores”, comentou a presidenta.

Twitter

Mais cedo em sua conta no Twitter, a presidenta disse que a celebração é uma oportunidade de mostrar o compromisso do governo federal com todos os brasileiros e brasileiras.

“O presidente Lula iniciou uma tradição, que eu mantenho, de celebrar o Natal com os catadores e moradores de rua. É uma oportunidade para lembrar que o nosso governo tem compromisso com todos os brasileiros e brasileiras. Esse Natal com os catadores e os moradores de rua é sempre emocionante. Hoje estarei em São Paulo para mais uma dessas celebrações. Hoje, todos os moradores de rua têm direito ao Bolsa Família e acesso aos Centro POP – Centros de assistência social para a população de rua. Visitarei a Expocatadores. Imagine vocês, uma feira de catadores em pleno Anhembi, espaço privilegiado para exposições internacionais. Participo também do Prêmio Cidade Pró-Catador, de boas práticas de inclusão dos catadores. A cerimônia reafirma que o Estado brasileiro trabalha para todos, criando condições para que todos tenham direito a oportunidades”.

Prêmio

Dilma também participou da entrega Prêmio Cidade Pró-Catador. Voltado para o reconhecimento de boas práticas de inclusão dos catadores de materiais recicláveis, o Prêmio é dirigido aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e reconhece as iniciativas municipais de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Além do reconhecimento, dois representantes de cada experiência – um gestor público municipal e um catador – serão contemplados com viagens para conhecer experiências internacionais de reciclagem.

Vencedores

Os municípios de Arroio Grande (Rio Grande do Sul), Bonito de Santa Fé (Paraíba), Crateús (Ceará) e Ourinhos (São Paulo) são os vencedores da primeira edição do Prêmio Cidade Pró-Catador. Dos 63 municípios inscritos no Prêmio Cidade Pró-Catador, dez foram selecionados na primeira etapa. São eles: Arroio Grande (RS), Bonito de Santa Fé (PB), Crateús (CE), Itaúna (MG), Lavras (MG), Manhumirim (MG), Novo Hamburgo (RS), Ourinhos (SP), Santa Cruz do Sul (RS) e Tibagi (PR).  As iniciativas foram avaliadas in loco pela comissão de técnicos do governo federal que escolheram as quatro que mais se destacam no desenvolvimento de políticas públicas junto aos catadores de materiais recicláveis.

Os critérios utilizados para a seleção das iniciativas, foram a inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, replicabilidade, impacto no público-alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e escopo do projeto.

O prêmio é promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Fonte:

Deixe um comentário