Dietas da moda

De tempos em tempos surgem dietas milagrosas que prometem emagrecimento rápido. Muitas, de fato, cumprem o prometido. Emagrecem o paciente de forma rápida, mas à custa do comprometimento da qualidade de vida e da saúde da pessoa. Dieta do tipo sanguíneo, da proteína, da sopa, de Beverly Hills, da noiva… enfim, elas surgem e desaparecem com a mesma rapidez. Você já se perguntou por que isso ocorre?

As dietas da moda são restritivas, e por isso apresentam resultados rápidos. Porém, quando fazemos a exclusão de grupos de alimentos, corremos o risco de carência de nutrientes, principalmente micronutrientes presentes nos grupos excluídos. Isso por si só já é prejudicial à saúde, sem contar o fato da perda de peso rápida. O organismo entende que há algo errado quando a perda é muito acelerada, e tende a querer voltar ao peso inicial. Assim, ao menor deslize na dieta (o que não é difícil), a balança aponta o temido excesso de peso novamente. Esse é o efeito sanfona, resultado de dietas da moda.

O emagrecimento saudável se dá quando conseguimos sustentar o peso atingido, com mudanças de hábitos de vida, ou seja, mudança do padrão alimentar e prática regular de exercício. Esses dois nunca saem de moda quando o assunto é emagrecimento.

Fonte:

Deixe um comentário