#DiaDaBandeira: Bandeira do Brasil completa 130 anos

O Dia da Bandeira é comemorado no dia 19 de novembro. Isso porque nesta data, em 1889, o presidente Deodoro da Fonseca assinou um decreto com a descrição da bandeira do Brasil, logo após a Proclamação da República.

O símbolo foi idealizado por Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes, ambos professores, inspirados nas cores e no formato da bandeira do império. Essa, por sua vez, foi desenhada por Dom Pedro I em 1822, logo após a Independência. No lugar do círculo azul, havia o brasão da monarquia. Não existem registros oficiais sobre os significados das cores da Bandeira. Mas, acredita-se que façam referência à família de Dom Pedro I, e a da imperatriz Leopoldina.

Bandeira do Império. Foto: Reprodução

O protótipo foi pintado por Décio Villares e serviu como molde para a confecção das primeiras bandeiras do governo. A obra foi roubada em 2010 da Igreja Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro, e até hoje não foi recuperada.

As estrelas no círculo azul da bandeira representam os estados e o Distrito Federal. Quando criados novos estados, acrescentam-se novas estrelas.

Foto: Reprodução

A bandeira no formato conhecido atualmente é a 13ª da história do Brasil. Algumas duraram anos, enquanto outros modelos permaneceram apenas poucos dias. Hoje, as cores têm seus significados bem estipulados: o verde simboliza o domínio das florestas, o amarelo as riquezas minerais e o azul faz referência ao céu.

Foto: Reprodução

*Com informações: Agência Senado

Deixe um comentário