Dia mundial do chocolate

Você sabia que existe o dia mundial do chocolate? Não? Então estamos juntos, pois eu também não sabia. Mas agora sabemos que dia 7 de julho é o dia mundial do chocolate. Por isso, resolvi escrever sobre esse produto adorado por muitos.

A história conta que o chocolate teve origem na cultura asteca, era consumido em forma de bebida, e chegou à Europa ainda no século XVI. O chocolate chegou ao Brasil no século XVII, e hoje nós somos o 5º país em maior volume de vendas.

Estima-se que no Brasil o consumo de chocolate gira em torno de 2,6 Kg por pessoa ao ano. A Suíça é o país que mais consome chocolate no mundo, com uma média de consumo de 8,5 kg ao ano por habitante.

O chocolate é feito de cacau, mas a poupa não tem gosto de chocolate. Todos sabemos que nossa Bahia é uma grande produtora de cacau! O gosto e o cheiro começam a aparecer na secagem da amêndoa do cacau, ainda na fazenda, e é acentuado na torrefação.

O processo para chegar ao produto que conhecemos tem finalização na indústria. Chocolates com menos de 70% de cacau são aqueles ricos em açúcar. Portanto, sempre escolha as opções com no mínimo 70% de cacau.

Esses apresentam as características e propriedades funcionais do cacau, e podem auxiliar numa dieta equilibrada, rica em antioxidantes e flavonoides protetores da saúde cardiovascular. E claro, além de ser uma delícia!

Deixe um comentário