Dia do Nutricionista

Não poderia deixar passar em branco essa data em que se comemora a profissão do nutricionista. Desde a década de 1940 temos nutricionistas formados no Brasil, mas somente em 1967 a profissão foi regulamentada.  O nutricionista é um profissional que assegura a saúde com qualidade e de forma universal. A profissão se expandiu dos hospitais para efetivamente assumir as escolas, os restaurantes de trabalhadores, docência, indústria, marketing, nutrição em esportes, saúde suplementar e núcleos de assistência à saúde da família.

O nutricionista é o profissional responsável por orientar e prescrever planos alimentares que forneçam aos indivíduos todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento saudável, além de atender aos seus objetivos específicos. O alimento é o principal instrumento de trabalho do nutricionista. Eventualmente, suplementos e fitoterápicos podem fazer parte da prescrição desse profissional, como coadjuvantes na conduta e nunca como ferramentas principais. O nutricionista não pode e não deve prescrever medicamentos ou hormônios, independentemente da finalidade. Caso você precise de um remédio, procure um médico.

A nutrição é uma área versátil e permite uma interação prazerosa entre os clientes e o profissional. Afinal, com amor e excelência é que se pratica a nutrição de verdade. Sem precisar invadir outras áreas que não nos compete, e sempre em busca de aperfeiçoamento para atender aqueles que precisam de nós. Parabéns aos nutricionistas do Brasil e do Distrito Federal em especial!

Fonte:

Deixe um comentário